Ouvir a matéria clicar no player
A Prefeitura de Olinda deu um importante passo para o fortalecimento do empreendedorismo feminino no município ao lançar, na manhã desta terça-feira (15), o Hub Delas.
O evento aconteceu na Sala do Empreendedor, no bairro do Carmo, e reuniu mulheres empreendedoras de diversos segmentos para um dia de capacitação, troca de experiências e reconhecimento.
O Hub Delas é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Secretaria Especial da Mulher e o Sebrae, que tem como missão oferecer suporte integral às mulheres que já atuam no mercado, potencializando seus negócios com ferramentas de gestão, inovação e marketing.
A grande novidade é o projeto “Terça Delas”, que reserva todas as terças-feiras para uma agenda exclusiva de atividades voltadas para o público feminino empreendedor.
Com palestras, oficinas, consultorias e cursos gratuitos ministrados por especialistas, o objetivo é criar um ambiente permanente de aprendizado e networking para as mulheres de Olinda.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Gabriela Campelo, o projeto foi pensado para criar um espaço onde as mulheres possam alavancar seus negócios com apoio profissional qualificado.
“Vamos oferecer todas as terças-feiras cursos, capacitações, consultorias nas áreas de marketing, administração, gestão e empoderamento feminino. Acreditamos que o empreendedorismo feminino é um instrumento de resistência e libertação da mulher”, explicou Gabriela.

Empreendedorismo feminino em Olinda ganha espaço com o Hub Delas
O evento também teve um momento de reconhecimento a mulheres que, com muita dedicação e garra, vêm fazendo a diferença no cenário local. Uma delas é Aline Barbosa, de 33 anos, que há dez anos empreende na confeitaria com a sua empresa Doce Sabor Doceria, localizada no bairro de Jardim Atlântico.
“É uma iniciativa muito boa da Prefeitura em parceria com o Sebrae. Espero que, além de aprender, a gente possa se conectar com outras empreendedoras. Essa troca é muito importante para nós”, afirmou Aline, que enfrentava desafios principalmente na área da inovação. “Tenho um pouco de dificuldade em ser criativa, e isso para mim é muito importante. Aqui, na Sala do Empreendedor, vamos poder aprender coisas novas em outras áreas também. Isso é um grande passo.”
Outra mulher homenageada foi Marilise Froes, fundadora da Oficina da Jaca, que desde 2015 transforma a jaca verde em alimentos veganos.
Frequentadora da Sala do Empreendedor, Marilise contou que o espaço foi fundamental para formalizar seu negócio, participar de cursos e acessar eventos que ajudam a divulgar seu trabalho.
“Acho importante porque muitas mulheres sabem fazer, sabem produzir, têm qualidade, mas não sabem se organizar nem onde comercializar o seu produto. O Terça Delas dá essa vitrine que as mulheres precisam para comercializar,” explicou Marilise, destacando o impacto positivo da iniciativa.
Para ela, a homenagem foi uma surpresa boa. Ela contou que, no dia a dia do trabalho, muitas vezes não percebe o quanto o esforço está sendo observado e valorizado. Seu empreendimento, que trabalha com produtos veganos feitos a partir da carne de jaca verde, tem ganhado reconhecimento tanto do público quanto das iniciativas locais.

Uma política pública com impacto social
A prefeita de Olinda, Mirella Almeida, participou da abertura do evento e trouxe à tona sua história pessoal ligada ao empreendedorismo, que começou aos 15 anos, vendendo trufas para ajudar a custear a faculdade.
“Através da educação, damos um passo à frente. E com o empreendedorismo, juntamos forças para transformar realidades, não só a nossa, mas também das comunidades ao nosso redor”, afirmou Mirella.
Ela ressaltou a importância de políticas públicas que ofereçam oportunidades para que mulheres possam sair de situações adversas.
“As mulheres, muitas vezes, só precisam de uma oportunidade para sair de situações de vulnerabilidade,” disse a prefeita, ressaltando o compromisso da gestão em fortalecer essas iniciativas que promovem autonomia e crescimento econômico para as mulheres olindenses.
O Hub Delas e o Terça Delas vêm para consolidar essa trajetória, com uma agenda permanente que promete fortalecer a rede de apoio ao empreendedorismo feminino, incentivando o desenvolvimento econômico sustentável e a valorização do protagonismo feminino em Olinda.
