Ouvir a matéria clicar no player
A cidade de Olinda deu um passo decisivo na construção de uma política pública estruturante voltada à promoção da paz. Em parceria com o Governo de Pernambuco e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o município iniciou, na terça-feira (4), a elaboração do Plano Municipal de Prevenção à Violência, que irá orientar ações integradas de segurança, cidadania e inclusão social.
O encontro, realizado na sede da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), contou com a presença de representantes das três esferas parceiras. Olinda esteve representada pelo secretário de Governo, Júlio César, pela secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Andrea Galdino, pelo secretário de Esportes e Juventude, Sérgio Santos, e pelo gestor Gutemberg Maia, que apresentaram experiências e políticas já em curso no município voltadas ao fortalecimento da convivência comunitária e da juventude. Além das autoridades municipais, a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco, Joanna Figueirêdo, e a secretária executiva de Prevenção à Violência e às Drogas, Camilla Iumatti, participaram da reunião.
A secretária de Justiça, Joanna Figueirêdo, destacou a relevância de Olinda como referência regional no debate sobre prevenção social. “Quando Estado e municípios caminham juntos, o resultado chega de forma mais efetiva à população. Essa parceria com Olinda e a ONU é fundamental para fortalecer políticas que previnam a violência e promovam oportunidades, especialmente para a juventude.E isso representa a sensibilidade e compromisso da Governadora Raquel Lyra”, afirmou.
O secretário de Esportes e Juventude de Olinda, Sérgio Santos, ressaltou o papel da cidade como protagonista nesse processo. “Olinda tem buscado liderar discussões sobre prevenção à violência e juventude. Essa parceria com o Governo do Estado, a ONU e outras instituições reforça nosso compromisso com políticas públicas que transformem territórios e promovam a cultura de paz”, pontuou.

Representando o UNODC, Rafael Barros destacou que o trabalho técnico com Olinda é o início de uma construção sólida e de longo prazo. “Esse é um trabalho que se inicia agora, com a assessoria técnica da equipe do UNODC, para a construção do Plano Municipal de Prevenção à Violência de Olinda. A expectativa é que o plano tenha uma visão de longo prazo, capaz de gerar resultados positivos e fortalecer a relação entre Estado, município e população”, explicou.
A secretária executiva de Prevenção à Violência e às Drogas, Camilla Iumatti, ressaltou a importância da iniciativa conjunta. “O Governo de Pernambuco aposta mais uma vez na prevenção à violência, entendendo que não é possível fazer política de segurança sem dialogar com os direitos humanos e a juventude. Essa parceria com a ONU traz soluções inovadoras que fortalecem o trabalho do Estado junto aos municípios, aproximando ainda mais o poder público da população e construindo caminhos concretos pela paz”, destacou.
O encontro também marcou o convite oficial para que Olinda seja sede da 8ª edição do projeto “Embaixadores da Juventude e Paz nos Estádios”, iniciativa que mobiliza jovens e instituições esportivas na construção de uma cultura de paz e protagonismo social.
Com esse novo passo, Olinda reafirma sua vocação histórica de cidade que valoriza o diálogo, a inclusão e o compromisso coletivo com a paz social.