Notícias

Olinda discute parcerias com a Organização dos Estados Ibero-americanos

Iniciativas priorizam a economia criativa

Publicado por: Redação da Secom, em: 02/05/19 às 16:29

Por: Juliana Nascimento

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, e o secretário municipal de Patrimônio, Cultura e Turismo, João Luiz, reuniram-se nesta quinta-feira (02.05) com o diretor do Escritório da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) no Brasil, Raphael Callou.  O objetivo do encontro foi apresentar as potencialidades turísticas, econômicas e os principais eventos culturais que existem na cidade – considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1982. A proposta das partes é firmar  parcerias para fortalecer o setor da economia criativa.

Para injetar a cadeia produtiva e ações que colaborem para inovações e economia em Olinda, a Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo vai submeter à apreciação seis projetos nas áreas de educação e de economia criativa para obter apoio da OEI.

“Um edital deve ser aberto no início do próximo mês de junho e tem como intuito  incentivar pesquisas e ações ativas na cidade por dois anos. Vamos focar nas crianças, setor pedagógico, formação e novos negócios nessas áreas de fundamental importância para o futuro da sociedade”, destacou o secretário de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, João Luiz.

Entre os temas abordados na apresentação para o diretor do Escritório da OEI no Brasil, Raphael Callou, figuraram o Carnaval, Festival da Tapioca, Festival da Cerveja Artesanal, Receptivo Turístico (passeio pelo Sítio Histórico com jeeps do projeto Olinda Aventura), Sala do Empreendedor, a qual já aumentou em mais de 100% o número de atendimentos e regularização dos Microempreendedores Individuais (MEI), entre outros.

O representante da OEI se mostrou bastante empolgado com as propostas e fez um convite ao prefeito Professor Lupércio, ao  secretário João Luiz e ao diretor de Tecnologia, Cláudio Nascimento, para participarem no próximo dia 5 de julho, em São Paulo, do Encontro da Organização dos Estados Ibero-americanos com gestores municipais do Brasil e de outros países norteamericanos. O evento vai debater sobre ideias de economia criativa e painel das cidades desenvolvidas.

“Estou ansioso para participar do evento em São Paulo, e levar Olinda para o centro de oportunidades e parcerias sempre é importante”, pontuou o prefeito.

Até o início do segundo semestre, o diretor de Desenvolvimento Econômico de Olinda, Cláudio Nascimento, estará articulando a promoção de um Seminário de Experiência sobre Economia Criativa e Inovações na Marim dos Caetés.

Participaram também da reunião nesta quinta-feira (02) o vice prefeito, Márcio Botelho, o secretario executivo de Turismo de Olinda, Uirandey Lemos, a diretora de Turismo, Aiane Siqueira, o diretor de Tecnologia, Cláudio Nascimento, e outros representantes da Prefeitura de Olinda.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: