Notícias

Olinda é atendida pelo Ministério da Saúde para formar tutores no Método Canguru

Programa presta assistência aos recém-nascidos prematuros

Publicado por: Redação da Secom, em: 16/05/19 às 17:35

A cidade de Olinda está sendo contemplada pelo Ministério da Saúde (MS) com o Método Canguru. Um grupo de seis funcionários lotados na Secretaria Municipal de Saúde será formado para atuar no programa. A iniciativa tem como finalidade prestar ao recém-nascido prematuro assistência desde o internamento até a pós-alta hospitalar, inclusive, aos familiares da criança.

A iniciativa envolve as coordenações de Saúde da Criança, Nutrição e Tabagismo e os profissionais de medicina, enfermagem e fisioterapia da cidade. Em Pernambuco, o trabalho é coordenado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e do Hospital Agamenon Magalhães.

O serviço foca no cuidado humanizado, que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial. O bebê prematuro é colocado em contato pele a pele com a mãe ou com o pai.

“Após a formação de tutores, traçaremos estratégias através da Coordenação de Saúde da Criança com o propósito de implantarmos o método na atenção primária do nosso município. Com objetivo de melhorar a assistência a aos bebês prematuros”, destacou a coordenadora de Saúde da Criança da cidade, Raquel Braga.

%d blogueiros gostam disto: