Notícias

Olinda e Colônia do Sacramento, no Uruguai, tornam-se cidades irmãs

Termo de irmandade será firmado nesta quarta-feira (29) e vai promover o intercâmbio de experiências entre as duas cidades

Publicado por: Secom, em: 27/01/14 às 18:48
Reunião de trabalho envolveu Secretarias de Educação, Cultura, Desenvolvimento Social e Turismo. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Reunião de trabalho envolveu Secretarias de Educação, Cultura, Desenvolvimento Social e Turismo de Olinda. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Olinda e Colônia do Sacramento, no Uruguai, se tornaram cidades irmãs. O termo de irmanamento foi firmado em 30 de outubro de 2013, naquele país, e será assinado aqui em Olinda nesta quarta feira (29), na sede da Prefeitura. Assinarão o documento o prefeito Renildo Calheiros e o intendente de Colônia, Walter Zimmer González.

O objetivo da ação é estreitar os laços entre as duas cidades, mediante o intercâmbio de experiências no âmbito da gestão administrativa, planejamento, ordenação territorial, patrimônio, turismo, participação cidadã, apoio técnico e fomento da cultura, educação, meio ambiente e outros temas.

O secretário de Turismo de Olinda, Maurício Galvão, que coordenou reunião de trabalho com as equipes do Uruguai e da Prefeitura de Olinda, nesta segunda-feira (27), explica a razão para que o termo fosse firmado. “Há muitas semelhanças entre Olinda e Colônia, a começar pelo fato de que as duas são Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco”, observou.

Já o cônsul do Uruguai no Nordeste, Rodrigo Carneiro Leão, ressaltou o interesse no crescimento mútuo e na troca de experiências. “Essa cooperação serve para abrir a mente dos gestores com as experiências de outros locais. Foi uma sensibilidade muito grande das gestões de Olinda e de Colônia enxergarem essa possibilidade”, ressaltou.

Como a iniciativa envolve diversos aspectos da administração de Olinda, também participaram da reunião de trabalho com a equipe uruguaia, representantes das secretarias de Educação; Patrimônio e Cultura; Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos; e Esportes e Lazer.

Assim como Olinda, Colônia do Sacramento foi eleita pela Unesco Patrimônio Cultural da Humanidade. Foto: Ariel Bentos

Assim como Olinda, Colônia do Sacramento foi eleita pela Unesco Patrimônio Cultural da Humanidade. Foto: Ariel Bentos

Colônia Del Sacramento – A cidade é hoje a capital do departamento (que no Uruguai se equivale a um estado da federação brasileira) de Colônia, que possui mais de 119 mil habitantes, um dos mais povoados do Uruguai. À semelhança de Olinda, Colônia Del Sacramento possui um Parque Histórico Nacional e oferece visitas guiadas aos museus, fortalezas e casas históricas. A arquitetura da cidade, que é um misto dos estilos espanhol e português, reflete os sucessivos eventos históricos de ocupação da localidade.

Fundada em 1680 por tropas portuguesas, e com a a ajuda do governo do Rio de Janeiro, então colônia portuguesa, a posse de Colônia do Sacramento passou, desde então, pelas mãos de Portugal e Espanha por diversas vezes. A cidade só conquistou sua autonomia em 1828, quando houve a independência do Uruguai. Antes disso, durante os seis primeiros anos da república brasileira, de 1822 a 1828, Colônia fez parte do território brasileiro.

%d blogueiros gostam disto: