Notícias

Olinda em luto pelo falecimento do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos

O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos faleceu na manhã de hoje (13), em um acidente aéreo

Publicado por: Secretaria de Comunicação de Olinda, em: 13/08/14 às 17:05
Eduardo foi governador de Pernambuco durante 8 anos. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Eduardo foi governador de Pernambuco durante 8 anos. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Olinda está de luto pela perda de um líder político que sempre esteve ao lado da cidade, contribuindo com o desenvolvimento do nosso estado e do Brasil. O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos faleceu na manhã de hoje (13), em um acidente aéreo. Confira a íntegra do decreto de luto oficial por sete dias:

DECRETO Nº 165/2014

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE OLINDA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso VI do art. 66 da Lei Orgânica do Município, e

CONSIDERANDO o falecimento, no dia de hoje, do ex-Deputado Estadual, ex-Deputado Federal, ex-Ministro de Estado, ex-Governador do Estado de Pernambuco e atual Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro – PSB e candidato à Presidência da República, Eduardo Henrique Accioly Campos.

CONSIDERANDO o protagonismo político desempenhado no País pelo ex-Governador Eduardo Campos;

CONSIDERANDO a contribuição desse grande brasileiro às lutas democráticas pelo povo brasileiro nas últimas décadas;

CONSIDERANDO a grande contribuição por ele prestada ao Estado de Pernambuco, sobretudo quando exerceu o cargo de Governador do Estado, momento de grande crescimento econômico e de relevantes conquistas sociais;

CONSIDERANDO a especial atenção dispensada pelo ex-Governador, durante seu mandato, ao Município de Olinda, que recebeu do Estado apoio fundamental ao seu desenvolvimento;

CONSIDERANDO o dever da comunidade olindense de render homenagens a esse grande pernambucano e brasileiro;

DECRETA

Art. 1º Fica decretado luto oficial, por 7 (sete) dias, no Município de Olinda, em virtude do falecimento do ex-Governador de Pernambuco EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS.

Art. 2º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Governadores, Gabinete do Prefeito, em 13 de agosto de 2014.

– – – – – – –

Eduardo Henrique Accioly Campos nasceu em 1965, no Recife. Neto do também político Miguel Arraes e filho da ex-deputada federal e atual ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes, Campos desde cedo teve contato com a política.

Aprovado em Economia no vestibular da Universidade Federal de Pernambuco com 16 anos, concluiu o curso aos 20, como aluno laureado e orador da turma. Na universidade começou a atuar na militância política, como presidente do diretório acadêmico em 1985.

Em 1994, foi eleito deputado federal com 133 mil votos. No ano seguinte, fez parte do governo do seu avô como secretário de Governo e, em 1996, como secretário da Fazenda. Em 1998, foi reeleito para a Câmara Federal, dessa vez como o mais votado do estado, com 173.657 votos. Seu terceiro mandato como deputado federal veio em 2002, quando virou um dos principais nomes da bancada de apoio do governo Lula.

Em 2003 assumiu o Ministério da Ciência e Tecnologia e, em 2005, a presidência nacional de seu partido. No início de 2006, se licenciou do cargo para concorrer ao governo do Estado, pela Frente Popular de Pernambuco, sendo eleito. Ele foi reeleito com 82,84% dos votos nas eleições de 2010.

%d blogueiros gostam disto: