Ouvir a matéria clicar no player
A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, empossou os novos conselheiros municipais de Igualdade Étnico-Racial. A oficialização das novas funções foi realizada na tarde desta terça-feira (25), no Palácio dos Governadores, sede do órgão municipal.
No total, sete representações da sociedade civil e outras sete secretarias da Prefeitura de Olinda fazem parte do Conselho, que vão compor o colegiado no biênio 2025–2027. Ele terá a missão na participação social nas decisões e ações voltadas à promoção da igualdade e ao enfrentamento da discriminação racial.
REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL
– Wellington Lima Pereira (suplente: Erika Waléria Paulino da Silva), da União de Negros pela Igualdade-Unegro;
– Adeido Paraíso Ivo de Xambá da Silva Babalorixa Ivo de Xambá (suplente: Jorge Luiz de Souza), Organização Religiosa Africana Santa Bárbara – Nação Xambá;
– Geyson Cavalcanti Soares de Lima – Babá Ofá N’Ilé (suplente: Ricarda Toscana de Melo), da Associação Sociocultural Religiosa Asé Ofá Omi Loci;
– Maria Leonara Lourenço de Souza (suplente: Gledson Jorge Da Silva), do Instituto de Cultura e Economia Solidária Maria Luiza;
– Juliana Barbosa da Silva (suplente: Juliana Pereira de Almeida), do Terreiro Palácio de Yemanjá;
– Maria Auxiliadora Porto Silva (suplente: José Diego dos Santos), do Ilê Asê Osum Aladê
– Ariane Gabriele Silva Cavalcanti (suplente: Juciana da Silva Oliveira), do Centro Africano Nossa Senhora da Conceição)
REPRESENTANTES GOVERNAMENTAIS
– Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: Janacy da Silva Mendes e Paulo Ricardo Mendes da Costa;
– Secretaria de Obras: Solange Teixeira do Nascimento e Maria da Conceição de Aquino Medeiros;
– Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo: Harryson Moura da Silva e Jaciane Maria da Silva
– Secretaria de Saúde: Carmen Alves Cavalcanti e Elton Batista
– Secretaria de Educação: Wadilson Santiago
– Secretaria de Segurança Cidadã: Wolison Germano Barbosa Junior e José Gomes
– Gabinete
“Estamos aqui para servir ao povo, queremos sociedade mais justa e mais feliz, e o Conselho serve para isso. Juntamos esforços. Precisamos avançar, temos que ter espaços mais justos. Estamos em processo de reconstrução, temos que transformar vidas. Não adianta o Direitos Humanos fazer um trabalho, Saúde outro, Educação outro e assim por diante. Temos que estar juntos, uma construção coletiva. Vamos fazer esse Conselho ser o melhor de Pernambuco”, disse a secretária de Direitos Humanos de Olinda, Andrea Galdino.
“Vamos estudar as propostas das conferências para executá-las no município e até no estado ou nacionalmente. Sentimos um vazio entre a sociedade civil e o poder público nesse tema, e estamos aqui para resgatar isso”, acrescentou a secretária executiva de Assistência Social, Verônica Brayner.
O Conselho é um órgão permanente da estrutura municipal, de caráter consultivo e deliberativo, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Ele atua na formulação, coordenação e monitoramento das políticas municipais de promoção da igualdade étnico-racial, além de ser um espaço de diálogo entre o poder público e os movimentos sociais.









