Notícias

Olinda encerra Dia D com ações para alertar combate às arboviroses

As atividades abordaram a importância do controle e enfrentamento à doença

Publicado por: Redação da Secom, em: 18/12/17 às 17:17

Por Júlio César Gomes

Com a estratégia de orientar, abordar e tirar dúvidas sobre as arboviroses, o Centro de Vigilância Ambiental (Cevao) de Olinda promoveu diversas ações para esclarecer dúvidas sobre o tema. Elas foram realizadas nas áreas com índices em alerta para casos de epidemia. O reforço das orientações foi repassado pelos Agentes Comunitários de Endemias nas escolas, através de material impresso educativo, como panfletos e também palestras.

Nas unidades de saúde e policlínica também teve a participação dos enfermeiros, agentes comunitários de saúde e  agentes de endemias, que demonstraram os meios de prevenção. Na Unidade de Saúde Cohab/Peixinhos, teve a presença das gestantes do bairro, que participaram de palestra sobre a importância do combate ao mosquito, sobretudo, a transmissão da microcefalia. A atividade também contou com a participação especial da Drag Queen Black Negona, com show performance, lanches, sorteios e entrega de brindes.

A estratégia é articular e envolver outras secretarias nesse enfrentamento ao mosquito. “Nós fazemos um trabalho conjunto de educação permanente em saúde e viabilizando outras secretarias no combate às arboviroses”, declarou o gerente do Centro de Vigilância Ambiental (Cevao), o biólogo Henrique Eduardo.

As movimentações relacionadas do combate às arboviroses acontecem durante todo o ano, mas ocorrem com mais evidência com a chegada do verão, período em que os mosquitos encontram meios mais fáceis de se proliferarem. “As gestantes foram orientadas no uso do repelente, destacando também a importância da realização do pré-natal, que inclusive, na ultrassom, pode-se acompanhar o perímetro cefálico”, pontuou a enfermeira, Débora Siqueira.

A abertura das ações aconteceu no VigiOrla, terça-feira (12.12), com a realização de um mutirão que contou com a participação do prefeito, Professor Lupércio, do secretário de Saúde, Eud Johnson, e toda equipe com catação de materiais recicláveis por estudantes da rede municipal, desratização, prevenção às arboviroses, educação em saúde, vacinação de cães e gatos, e performance do Homixo (Homem Lixo). Aproximadamente 200 profissionais de diversas secretarias participaram do evento.

%d blogueiros gostam disto: