Notícias

Olinda ganha unidade de atendimento para casos leves do Novo Coronavírus

Centro de Referência, instalado no bairro do Carmo, passa a atender diariamente a população

Publicado por: Redação da Secom, em: 15/05/20 às 15:37

Olinda passa a contar, a partir desta sexta-feira (15.05), com mais um espaço especializado, dentro das ações de enfrentamento ao Novo Coronavírus no município. O Centro de Referência Casos Leves foi montado dentro das instalações da Policlínica João de Barros Barreto, no bairro do Carmo. A estratégia é de oferecer atendimento, diariamente, para pacientes com suspeita e/ou sintomas iniciais, incluindo o teste para identificação da doença, exames laboratoriais, orientações de procedimentos, entre outros serviços.

O prefeito, Professor Lupércio, e a secretária de Saúde de Olinda, Luciana Lopes, participaram da abertura dos serviços, que passam a operar de domingo a domingo, no horário das 8h às 17h. A unidade especial conta com dois médicos, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um psicólogo e um farmacêutico. “Será um local para oferecer um atendimento humanizado aos cidadãos, neste momento tão importante, onde toda a nossa atenção se volta para o bem-estar das pessoas”, destacou o gestor da cidade.

O novo centro vai ofertar a triagem nos sintomas similares aos provocados pela doença, como tosse, coriza, febre e o início de alguma dificuldade ao respirar. A ideia é de evitar que os olindenses que apresentem baixa sintomatologia sejam submetidos à exposição dentro dos centros hospitalares de maior porte. A iniciativa busca acelerar o atendimento pelas equipes da Atenção Primária, reduzindo a circulação e o contágio do vírus na cidade.

Enfrentamento
O município de Olinda já conta com estrutura para atender a pacientes com a Covid-19. Quarenta leitos estão em funcionamento na Unidade Hospitalar Brites de Albuquerque, no bairro da Cidade Tabajara, sendo metade deles com oferta de tratamento intensivo. O Hospital Municipal de Campanha, que está sendo construído na antiga Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF), deve começar a operar na próxima semana, com mais 60 leitos de enfermaria. Outro hospital de campanha também começou a ser instalado no Hospital do Tricentenário, no bairro do Amaro Branco.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: