Notícias

Olinda inaugura primeira escola de tempo integral de anos iniciais

Entrega acontece na próxima quarta (4), 9h, nos Bultrins

Publicado por: Redação da Secom, em: 02/03/20 às 14:43

Por Pattricia Viviane

Mais uma Escola de Tempo Integral será entregue em Olinda. Trata-se da Dom João Crisóstomo, localizada na Rua Alto do Monte, nos Bultrins. A inauguração realizada pela Secretaria de Educação, Esportes e Juventude será nesta quarta-feira (4), 9h. A unidade de ensino é pioneira no atendimento às crianças de anos iniciais, do primeiro ao quinto anos do Ensino Fundamental I, a partir do 6 anos. O espaço vai atender 215 pequenos.

Na matriz curricular, os estudantes irão ampliar o currículo básico (núcleo comum) do Ensino Fundamental I articulado com ações curriculares (parte diversificada), aliando teoria e prática, com atividades nos campos Educação Artística e Cultural, Ciência Tecnológica, Sustentabilidade e Cidadania, Práticas Esportivas, Promoção à Saúde e Música de forma articulada.

Haverá também orientação à pesquisa e aos estudos, e oficina de letramento (aulas reforço em matemática, português, leitura).  As salas de aula funcionarão das 7h30 às 16h40. Sendo seu funcionamento integral e interligados pedagogicamente com nove aulas (cinco aulas pela manhã e quatro aulas de tarde), o que totaliza um período de 8 horas diárias e assegurando três refeições: lanche pela manhã, almoço e lanche à tarde garantindo melhores condições para o aprendizado.

“Atualmente, a rede municipal de Olinda conta com 73 unidades de ensino, sendo quatro escolas de tempo integral. Todos os dias, 1349 estudantes matriculados nelas tem a oportunidade integralmente de reforçar o aproveitamento escolar, autoestima e o sentimento de pertencimento à escola, à comunidade e ao entorno, incentivando o engajamento da comunidade no processo educacional para um processo de uma futura melhor”, disse o secretário de Educação, Paulo Roberto Souza Silva.

Corpo Docente – Outro ponto forte da Unidade de Tempo Integral Dom João Crisóstomo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuarem exclusivamente nas escolas de ensino integral. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno. Todos os professores titulares do cargo e ocupantes de função-atividade são portadores de licenciatura plena e com experiência de, no mínimo, três anos no magistério público estadual.

%d blogueiros gostam disto: