Notícias

Olinda inicia atendimento em ambulatório de auriculoacupuntura

Finalidade do projeto é oferecer um serviço diferenciado à população

Publicado por: Secom, em: 07/07/20 às 11:04

A Secretaria de Saúde de Olinda, através do Núcleo de Fisioterapia, inicia o atendimento no ambulatório de auriculoacupuntura nesta quarta-feira (08.07). O serviço funcionará no núcleo de Ouro Preto, das 7h às 11h. Na quinta-feira estará disponível em Águas Compridas e na terça da próxima semana (14), no Centro de Reabilitação de Olinda, em Bairro Novo.

O trabalho faz parte de um projeto que prevê a implantação de outros ambulatórios na Rede Municipal. Na primeira semana de agosto começam as sessões de Fisioterapia Vascular e, na segunda semana, Osteopatia. Todos os 17 fisioterapeutas do Município recebem capacitação. O atendimento é feito através de encaminhamento de um médico.

“Nossa proposta é oferecer um atendimento mais qualificado para a população, mostrar para as pessoas que o sistema público também pode prestar um serviço fora do convencional e deixar o paciente satisfeito”, explica a coordenadora dos núcleos de Ouro Preto e Águas Compridas, Carmem Cavalcanti. Cada sessão terá duração de meia hora por paciente.

A auriculoacupuntura é uma técnica de estimular pontos nas orelhas dos pacientes. Em Olinda, os profissionais não utilizam agulhas, mas sementes de mostarda.

Osteopatia

A novidade é o serviço de osteopatia, uma técnica que trabalha o corpo em todos os níveis – articular, visceral, craniano, postural e emocional. O fisioterapeuta André Bandeira explica que o trabalho consiste em tirar bloqueios para que o corpo se desenvolva plenamente em sua totalidade. “A base é o corpo todo. Se o paciente tem um incômodo vamos pesquisar o motivo de aquele ombro não desempenhar plenamente seus movimentos. Visualizamos todas as funções de maneira fisiológica e fazemos os ajustes”, diz.

A terapia é feita de forma manual e também são passados exercícios para os pacientes fazerem em casa. O atendimento é todo individualizado, mesmo quando realizado após a pandemia.

Serviço:
Centro de Reabilitação de Olinda – 3431-6785
Núcleo de Fisioterapia de Ouro Preto – 3429-5902
Núcleo de Fisioterapia de Águas Compridas – 3429.6055

%d blogueiros gostam disto: