Notícias

Olinda lança editais da Lei Aldir Blanc 2021 – LAB 2.0

Os valores somam mais de um milhão por meio dos editais Memória Viva e Conecta Arte. O prazo para envio de propostas é de 18 a 29 de outubro

Publicado por: Redação da Secom, em: 30/08/21 às 13:05

Por: Sandro Barros 

A Prefeitura de Olinda por meio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo lança nesta segunda-feira (30), o chamamento público para repassar os recursos da Lei Aldir Blanc – LAB 2.0 para os artistas e profissionais da cultura do município. O aporte financeiro nesta edição soma mais de um milhão, que serão repassados aos artistas por meio de dois editais – o edital Conecta Arte, voltado para produção e formação artística e o prêmio Memória Viva, destinado às mestras e mestres da cultura tradicional e popular do município. O prazo para envio de propostas será de 18 a 29 de outubro de 2021.

A expectativa do LAB 2.0 é contemplar 274 propostas nos dois editais, com prioridade para os artistas e produtores não contemplados no edital passado. Os artistas poderão enviar propostas nos segmentos de: Artes Plásticas; Artes Gráficas e Congêneres (Artes Visuais); Artesanato; Circo; Cultura Popular e Tradicional; Dança; Design e Moda; Fotografia; Gastronomia; Literatura; Música; Patrimônio; Teatro; Audiovisual e Artes Integradas.

Mapa Cultural Pernambuco – Ilustração

Cadastro obrigatório no Mapa Cultural de Pernambuco

Os interessados em concorrer aos editais neste ano de 2021, precisam efetuar o cadastro no Mapa Cultural de Pernambuco Os editais estão disponíveis no endereço Mapa Cultural de Pernambuco. A adesão ao mapa por parte do município visa colaborar com o mapeamento dos artistas e produtores culturais de Pernambuco, fortalecendo as polĩticas públicas para o setor da cultura. O cadastramento no mapa também é uma recomendação do Governo Federal, com o objetivo de enquadrar os cadastros culturais municipais na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Os artistas e produtores que residem em Olinda e que já estejam cadastrados no Mapa Cultural de Pernambuco não precisam atualizar ou refazer o seu cadastro.

É importante destacar, que o interessado que não se cadastrar no mapa cultural do Estado, não poderá concorrer aos editais da Aldir Blanc 2021 em Olinda. Faça seu cadastro aqui.

Mestre Galo Preto, no Encontro de Coco de Roda no Mercado da Ribeira em 2020. Foto: Sandro Barros / PMO

Prêmio Memória Viva

O Prêmio Memória Viva será destinado para as Mestras e Mestres da cultura tradicional e popular de Olinda e tem a expectativa de contemplar 54 propostas, que somam R$ 290 mil. O prêmio visa reconhecer os patrimônios imateriais do município, em especial as agremiações, entidades, mestras e mestres de notório saber e detentores da história e das tradições.

Podem participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, ou pessoas jurídicas, que desenvolvam atividades, ações e projetos relacionados à tradições e saberes da cultura popular ou tradicional, domiciliadas e com atuação comprovada no Município de Olinda, há no mínimo 10 (dez) anos. Acesse aqui o Edital Memória Viva.

Carnaval 2020, Polo Mestre Afonso – Foto: Sandro Barros / PMO

Edital Conecta Arte

O edital Conecta Arte é destinado artistas individuais, espaços culturais, bandas e  coletivos, disponibilizando R$ 715 mil para auxiliar artistas que desejam realizar produções e oficinas virtuais nos segmentos de: artes plásticas; artes gráficas e congêneres (artes visuais); artesanato; circo; cultura popular e tradicional; dança; design e moda; fotografia; gastronomia; literatura; música; patrimônio; teatro; ópera; audiovisual; e também artes integradas.

Os conteúdos produzidos deverão ser publicados em plataformas digitais, por exemplo – Youtube, Instagram, Vimeo, Site, Facebook e outros meios digitais, desde que estejam públicas na internet. Os conteúdos de vídeos, lives, podcasts, web rádio, mostras virtuais, criação de sites e outros.

Poderão participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, ou pessoas jurídicas, que desenvolvam projetos artísticos e culturais, domiciliadas e com atuação comprovada por no mínimo um ano 01 um ano, também é preciso comprovar atuação por pelo menos 02 (dois) anos na área cultural. Acesse aqui o Edital Conecta Arte.

 

Canais de atendimento

A Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda disponibiliza dois números de contato (Whatsapp) para dúvidas e informações complementares a respeito dos editais Memória Viva, Conecta Arte e também sobre o cadastramento no Mapa Cultural. (81) 99213-0972 / (81) 99162-8090, no horário de 09h às 16h.

%d blogueiros gostam disto: