Olinda lança Protocolo de Fiscalização as Instituições de Longa Permanência para Idosos

Ação visa qualidade vida no envelhecimento

Publicado por: Alice Mafra, em: 19/08/21 às 10:18

A Prefeitura de Olinda, através da Secretária de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos e da sua Executiva da Mulher e Direitos Humanos, juntamente com o Comitê Intersetorial de Monitoramento das Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas de Olinda lançaram na manhã da última quarta-feira (18), na Biblioteca Municipal, localizada no Carmo, o Protocolo de Fiscalização as Instituição de Longa Permanência Para Idosos (ILPIs). A solenidade contou com a presença do Prefeito da Cidade, Professor Lupércio.

O protocolo é um norteador. A partir dele, cada detalhe é explicado facilitando o monitoramento e orientando o funcionamento adequado das instituições. O documento é pioneiro na cidade e sua missão é trazer mais qualidade de vida para os idosos. Nele são avaliados aspectos da alimentação, armazenamento individual da medicação, os serviços que são efetivamente prestados, manuseio e administração de medicação por profissional habilitado, entre outros aspectos.

Todas as ILPIs da Marin dos Caetés receberão o documento, ele foi criado com o aparato legal a RDC 283/05 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a lei 10.741/03 (Estatuto do Idoso), além das legislações de conselhos federais, Código Civil, NOB/SUAS 2003, etc, que versam sobre a atenção integral a pessoa idosa no território nacional.

Além das competências municipais, como a Secretaria de Saúde, a fiscalização com auxílio do material contará com o suporte do Ministério Público de Pernambuco, através da 7ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE DEFESA DA CIDADANIA DE OLINDA e da Delegacia de Proteção ao Idoso.
Confira o documento na integra: