Município apresenta sua experiência na gestão de grandes eventos em áreas históricas

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

Olinda, uma das cidades brasileiras mais ricas em patrimônio cultural, está no Rio de Janeiro participando do 12º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial. O evento, promovido pela Prefeitura do Rio, reúne prefeitos, gestores e especialistas para discutir diretrizes de preservação, uso público, gestão integrada e turismo sustentável.

O encontro, realizado nas Docas André Rebouças, começou nessa terça-feira (2) e segue até o dia 5 de dezembro, e destaca os três sítios cariocas reconhecidos como Patrimônio Mundial. Um cenário que serve não apenas como vitrine do patrimônio nacional, mas como espaço de troca entre cidades que enfrentam desafios semelhantes na administração de áreas históricas vivas e altamente visitadas.

Primeiro dia do Encontro. Créditos: Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial/Redes Sociais

Olinda está representada pelo secretário executivo de Cultura, Alexandre Miranda, que conduz um painel sobre Grandes Eventos em Sítios Históricos, um tema que ele considera desafiador, mas crucial para cidades que precisam equilibrar tradição, economia e conservação, especialmente quando grandes eventos fazem parte da identidade local.

Sobre a experiência e expectativas para o evento, Alexandre destacou que o encontro acontece em um cenário simbólico:

“O evento está sendo belíssimo, maravilhoso, organizado na frente de um monumento histórico que foi revitalizado agora há pouco tempo pelo governo federal, governo do Rio de Janeiro, prefeitura do Rio de Janeiro, o Cais do Valongo, que tem uma identificação histórica importante para a população brasileira, o povo negro do nosso país”, destacou.

Ele acrescentou que as expectativas são crescentes, especialmente porque Olinda participa de todos os encontros nacionais e, nesta edição, apresenta um painel de grande relevância para as cidades históricas: a relação entre sítios preservados e grandes eventos.

“Olinda é um case de sucesso e que tem um exemplo muito forte, muito grande para compartilhar também, aprender com todas as outras cidades de patrimônio que também têm seus grandes eventos. Como ativo econômico e social. Então a nossa experiência é fundamental para que a gente possa compartilhar tantos desafios como também soluções de realizar grandes eventos em cidades patrimônios”, explicou Alexandre.

O secretário executivo também ressaltou que Olinda chega ao encontro com uma responsabilidade especial. Com a cidade caminhando para os 500 anos, ele reforça que os sítios históricos se renovam, sem perder a necessidade de preservação, e que o município já se prepara para esse futuro, trabalhando para garantir que tradição e modernidade possam conviver de maneira sustentável.

A comitiva olindense também conta com o vice-prefeito Chiquinho e o assessor especial de Gabinete Rafael Arruda.

O encontro é uma realização da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do IRPH, e conta com parceria da SMDU, SMT, RIOTUR, UNESCO, IPHAN, EMBRATUR e da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM).

Notícia rápida

Categorias