Notícias

Olinda moderniza e amplia semáforos da cidade e implanta Plano de Gestão da Rede Semafórica

Também serão instalados equipamentos que detectam excesso de velocidade e ocupação indevida da faixa de pedestre. A Avenida Presidente Kennedy receberá ainda aparelho que notifica invasão da faixa exclusiva de ônibus

Publicado por: Secom, em: 31/07/14 às 17:59

A Prefeitura de Olinda está modernizando a sinalização semafórica da cidade. A Secretaria de Transportes e Trânsito do município (STT) está substituindo os semáforos obsoletos com controladores eletromecânicos, por mais modernos – eletrônicos com tecnologia em led. Além da substituição dos 65 sinais existentes, a secretaria vai ampliar a rede implantando mais 20 equipamentos, totalizando 85 novos semáforos.

De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Oswaldo Lima Neto, os novos semáforos vão quebrar menos, possibilitando diversas programações de acordo com a necessidade e terão um acompanhamento à distância por uma central de operações. “Estes novos controladores possibilitarão a sincronização dos semáforos, podendo criar ondas verdes e, com isso, melhorar o fluxo dos veículos”, explica. “Os semáforos antigos ainda serão utilizados em locais menos movimentados do sistema viário que necessitam de sinalização”, acrescenta.

Para acompanhar e dar um melhor suporte à substituição dos semáforos, a STT também está implantando o Plano de Gestão da Rede Semafórica, que vai possibilitar um acompanhamento mais minucioso para toda e qualquer análise e intervenção na circulação de veículos da cidade.

No Plano de Gestão estão previstos: gestão de manutenção e operação; modernização, recuperação e ampliação da rede; gestão da programação; gerenciamento eletrônico; e central de operações de trânsito da rede semafórica. O gerenciamento da rede já foi licitado e está sob responsabilidade da empresa Sinalvida, com fiscalização da STT. “Estaremos acompanhando as informações sobre o fluxo de veículos nos principais corredores que serão enviadas para central, através dos através dos gerenciadores de semáforos e suas câmeras,” ressalta.

14790664113_bc075f5f25_k

Além da substituição dos 65 sinais existentes, a secretaria vai ampliar a rede implantando mais 20 equipamentos, totalizando 85 novos semáforos. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

A estimativa é que, até o final do ano, os sinais sejam substituídos e a rede dos principais corredores seja gerida e acompanhada pela Secretaria. Nas avenidas Presidente Kennedy e Brasilia/Transamazônica já foram trocados 29 semáforos. Atualmente os serviços estão sendo realizados nas avenidas Getúlio Vargas e Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, onde serão modernizados 47 equipamentos.

Também serão instalados equipamentos que detectam excesso de velocidade e ocupação indevida da faixa de pedestre. A Avenida Presidente Kennedy receberá ainda aparelho que notifica invasão da faixa exclusiva de ônibus.

%d blogueiros gostam disto: