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A Prefeitura de Olinda promoveu, nesta segunda-feira (1º), a quarta edição da Troca de Experiências das Escolas Municipais de Tempo Integral, um encontro dedicado ao compartilhamento de práticas pedagógicas e ao fortalecimento da rede de ensino. O evento reuniu gestores, professores e equipes técnicas das oito unidades do segmento, no auditório da Uninassau do Shopping Patteo, em Casa Caiada.
Coordenado pela gestora das Escolas de Tempo Integral, Magda Gonçalves, e pelas técnicas da Secretaria de Educação, Janine Sá Leitão e Graça Aguiar, o encontro se destacou pela troca de saberes, pela valorização das iniciativas inovadoras e pelo reconhecimento do trabalho realizado diariamente nas escolas.
“O momento reúne gestores, professores, profissionais da educação e autoridades para compartilhar práticas que fazem a diferença no cotidiano escolar e fortalecem a Educação Integral em Olinda”, disse Magda. Ela ressaltou ainda que o encontro vai além da apresentação de projetos, representando um espaço de diálogo, reflexão e aprendizagem coletiva. “Cada experiência revela o empenho das equipes em ampliar oportunidades, fortalecer vínculos e promover o desenvolvimento integral dos estudantes”, completou.
O secretário de Educação de Olinda, Odin Neves, também participou do evento e reforçou o compromisso da gestão municipal com uma educação cada vez mais humana e transformadora. Segundo ele, esta edição reafirma a potência das escolas e o papel essencial de cada profissional da rede. “Que este encontro inspire novos caminhos, fortaleça nossa rede e continue alimentando a construção de uma educação pública de qualidade, equitativa e verdadeiramente integral”, apontou.
Entre os trabalhos apresentados, ganhou destaque o projeto “Mãos que Comunicam, Corações que se Entendem: A Inclusão pela Libras na Sala de Aula”, desenvolvido pela Escola Dom João Crisóstomo, localizada no bairro do Monte. A iniciativa aborda a comunicação com estudantes surdos, a resistência enfrentada no processo e o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, assinalando o compromisso da cidade com a inclusão.
Também participaram do encontro as Escolas Municipais de Tempo Integral Alberto Torres, Base Rural, CAIC Norma Coelho, Lions Dirceu Veloso, Monsenhor Fabrício, Monte Castelo e Sagrado Coração de Jesus. As unidades levaram práticas que evidenciam o protagonismo das equipes e a diversidade de ações que envolvem arte, cultura, leitura, inclusão, esporte e outras áreas essenciais ao desenvolvimento dos estudantes.
Com informações de Silvano Dionízio


