Ouvir a matéria clicar no player
A Prefeitura de Olinda recebeu, nesta semana, campeões e dirigentes da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) para alinhar os detalhes da realização de três eventos esportivos na praia pico Zé Pequeno, em Bairro Novo.
A prefeita e o vice-prefeito participaram do encontro, que também contou com atletas de renome nacional e internacional.
Durante a reunião, a prefeita destacou o compromisso da gestão com políticas públicas que incentivem o esporte como ferramenta de inclusão e justiça social. Ela também ressaltou a satisfação de ter Olinda como uma das sedes do circuito pernambucano de surfe, reforçando a parceria com o Governo do Estado para viabilizar as etapas.
O vice-prefeito Chiquinho lembrou que o esporte transformou sua trajetória pessoal e que é um exemplo vivo desse impacto. Segundo ele, se hoje enfrenta, ao lado da prefeita Mirela, o desafio de administrar a cidade, muito disso se deve aos valores e oportunidades que o esporte proporcionou.
Ele também celebrou o fato de Olinda receber atletas campeões locais, estaduais e nacionais, levando o nome do município e de Pernambuco para o mundo.

Inclusão dentro e fora da água
Um dos pontos altos da programação será a realização de baterias voltadas para crianças atípicas, reforçando a importância da inclusão no esporte.
A proposta foi destacada por Odin Neves, Secretário de Educação do município, que lembrou que a prática esportiva adaptada é fundamental para ampliar oportunidades e quebrar barreiras.
Campeões reunidos
O encontro na Prefeitura de Olinda contou com a presença de grandes nomes do surfe brasileiro. Entre eles, o bicampeão mundial de para-surf Roberto Lima, o atual campeão brasileiro Douglas Silva e a campeã sul-americana e pentacampeã brasileira de longboard, Atalanta Batista.
Também estiveram presentes outros integrantes da equipe pernambucana, incluindo a olindense Larissa — campeã brasileira e primeira atleta com síndrome de Down a conquistar o título na categoria para-surf.
O diretor-executivo da CBSurf, Geraldo Cavalcante, destacou que receber atletas desse nível no município é motivo de orgulho e incentivo para as novas gerações.
“Olinda reúne hoje campeões consagrados e a nova geração do surfe. Essa energia vai se refletir nas competições, que terão categorias para todos os perfis, incluindo o Surf Kids e o para-surf”, afirmou.

Programação do circuito
A agenda começa com o Campeonato Olindense, nos dias 23 e 24, e segue, depois com Surf Kids Geração Futuro 2025, nos dias 30 e 31 de agosto, voltado a jovens atletas.
Em seguida, acontece o Fu-Wax apresenta Jisk Pernambucano de Surf 2025, nos dias 5, 6 e 7 de setembro, reunindo nove categorias: Sub 16, Sub 18, Adaptado, Sênior 28+, 40+, 50+, 60+, Feminino Open e Sup Wave.
As competições acontecerão no pico Zé Pequeno, ponto tradicional do surfe local e único da Região Metropolitana do Recife liberado para a prática de surfe.
O evento também passará por Fernando de Noronha e outros estados como Santa Catarina, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba.