Ouvir a matéria clicar no player
Olinda já está preparada para acolher o MIMO Festival, evento que promete atrair milhares de pessoas, a partir desta sexta-feira (12) até o domingo (14). Com o objetivo de garantir uma experiência agradável para todos, incluindo moradores e visitantes, a Prefeitura montou um esquema especial de serviços de mobilidade, saúde, manutenção urbana e infraestrutura. O enfoque é promover bem-estar, segurança e acessibilidade.
⇒ Esquema de mobilidade e trânsito
A mobilização do trânsito será uma das grandes preocupações durante o MIMO Festival, proporcionando fluidez, sem comprometer o dia a dia da cidade. A partir das 18h até o final do evento, seis pontos estratégicos terão controle de acesso para otimizar o tráfego e evitar congestionamentos. Os locais de bloqueio estarão localizados nas seguintes vias:
• Avenida Liberdade/Rua do Bonfim
• Ladeira da Sé (próxima à Igreja da Sé)
• Academia Santa Gertrudes/Ladeira da Misericórdia
• Rua 27 de Janeiro/Praça Monsenhor Fabrício
• Avenida Liberdade/Praça João Alfredo
• Praça Dantas Barreto/Luiz Gomes
Além disso, a Rua de São Francisco, entre as 17h e 21h30, terá um tráfego limitado, com acesso exclusivo para moradores, veículos de serviço e pessoas com dificuldade de locomoção. Nesse intervalo, a Rua Luiz Gomes será de sentido único, direcionando os veículos para a Praça Dantas Barreto. As restrições de acesso ao Alto da Sé também estarão em vigor neste período, buscando facilitar o acesso a moradores e a quem precise de assistência especial.
◊ Expresso MIMO
Um esquema de transporte oficial vai funcionar durante os dias do festival. O Expresso MIMO vai operar com pontos de embarque e desembarque no Shopping Plaza, localizado no bairro de Casa Forte, no Recife. A tarifa é fixa, no valor de R$ 25, sendo administrado pela concessionária responsável.
⇒ Esquema de saúde
A saúde pública terá um reforço significativo para garantir que todos os visitantes, além dos moradores, tenham um atendimento ágil e eficiente em caso de emergência. Para isso, a Prefeitura preparou os seguintes serviços:
• Ambulâncias estarão posicionadas na Praça do Carmo durante toda a programação do evento (sexta, sábado e domingo), prontas para qualquer eventualidade;
• A UPA de Rio Doce e o SPA de Peixinhos terão reforço nos plantões de clínica médica, ampliando a capacidade de atendimento;
• O Hospital Tricentenário, que já é um ponto referência para a saúde na região, funcionará normalmente;
• A UPA da Tabajara também estará com seu funcionamento regular, preparada para atender qualquer emergência durante o evento.
⇒ Esquema de serviços públicos e manutenção urbana
Como de costume, a Prefeitura de Olinda não deixará de lado o cuidado com a cidade, que precisa estar ainda mais bem cuidada durante um evento de grande porte. Para isso, a Secretaria de Gestão Urbana contará com um reforço nas equipes responsáveis pela limpeza, capinação e varrição das principais vias e praças do município. O trabalho de manutenção urbana será intensificado para garantir que as ruas e espaços públicos se apresentem impecáveis e confortáveis para os olindenses e turistas.
◊ Também haverá reforço na segurança, por meio da Guarda Municipal.
O patrulhamento preventivo foi reforçado, principalmente na área histórica da cidade, com rondas e abordagens a transeuntes e a veículos.
⇒ Banheiros públicos
Pensando no conforto e bem-estar de todos os participantes, a Prefeitura de Olinda também montou uma estrutura de banheiros temporários, divididos estrategicamente pelos principais pontos do evento. Ao todo, serão 52 banheiros disponibilizados nas áreas de maior circulação:
• Praça do Carmo
• Alto da Sé
• Amparo
• Ribeira
Os equipamentos químicos contarão com unidades adaptadas para pessoas com deficiência (PCD), garantindo acessibilidade a todos os participantes do festival. A distribuição dos banheiros foi pensada de maneira a atender a demanda de público de forma eficiente e confortável.