Notícias

Olinda sedia Encontro Regional de Alimentação Escolar

Cerca de 150 nutricionistas, gestores e membros de conselhos de alimentação participam do evento, que incentiva o controle social do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)

Publicado por: Secom, em: 19/08/14 às 18:50
O evento visa incentivar o controle social e capacitar agentes envolvidos com a alimentação escolar nas redes municipais e estadual de Pernambuco. Foto: Alfredo Fernandes

O evento visa incentivar o controle social e capacitar agentes envolvidos com a alimentação escolar nas redes municipais e estadual de Pernambuco. Foto: Alfredo Fernandes

Garantir alimentação nutritiva e de qualidade, diariamente, a estudantes da rede pública de ensino é um dos principais desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Para alcançar esse objetivo, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promoveu hoje (19), no Espaço Andrea Guerra, em Bairro Novo, o Encontro Regional de Alimentação Escolar, em parceria com a Prefeitura Municipal de Olinda. O evento visa incentivar o controle social e capacitar agentes envolvidos com a alimentação escolar nas redes municipais e estadual de Pernambuco. Cerca de 150 pessoas, entre nutricionistas, gestores e membros de conselhos de alimentação escolar (CAEs) de Pernambuco e estados vizinhos participam do evento que acontece nos turnos da manhã e da tarde.

Olinda foi representada pela secretária de Educação, Márcia Souto, a gestora de alimentação escolar do município, Denize Mota Silveira, além de membros do Conselho de Alimentação escolar do município, onde representantes de pais de alunos e professores poderão apresentar questionamentos e receber orientações. “A alimentação é assunto de alta relevância na gestão das escolas. Esses encontros são fundamentais para fortalecer o aprendizado e tirar dúvidas”, diz Denize Mota. Também participam do encontro o gerente Geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA), Jaime Brito, técnicos do FNDE e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Segundo a coordenadora de Educação e Controle Social do Pnae, Jordanna Costa, fortalecer o controle social é essencial para melhorar a execução do programa nos estados e municípios. “Os municípios precisam ver a participação dos conselhos como uma parceria importante para o sucesso do programa. Os conselheiros precisam acompanhar as compras, a elaboração dos cardápios e todo o processo até a prestação de contas”, diz a técnica do FNDE Karine Silva dos Santos.

%d blogueiros gostam disto: