Ouvir a matéria clicar no player
A cidade de Olinda sediou, nesta terça-feira (10), o I Encontro de Escuta Pública ao Plano Estadual para População de Rua, realizado no bairro de Casa Caiada. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Olinda, que, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, teve participação estratégica no evento, articulando a cessão do espaço e mobilizando grupos para os debates.
A escuta teve papel fundamental ao reunir diferentes vozes e perspectivas, permitindo a construção de propostas mais eficazes para atender uma das populações mais vulneráveis da sociedade. O encontro ouviu profissionais da assistência social, da saúde, representantes de políticas públicas e, principalmente, representante de organizações de proteção à pessoas em situação de rua.
Para a secretária executiva de Assistência Social, Rosely Chaves, a parceria fortalece o compromisso com a inclusão.
“Já temos diversos projetos voltados a essa população, mas queremos avançar ainda mais. Cuidar da nossa gente é um compromisso da prefeita Mirella e de toda a gestão, e vamos seguir firmes nesse caminho”, afirmou.

Isabel Cristina Aquino, coordenadora técnica do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua, reforçou a importância da articulação entre Olinda, outros municípios e Estado.
“Essa troca de experiências entre os municípios é essencial para organizarmos ações conjuntas com as secretarias estaduais e criarmos um plano que realmente alcance e transforme a realidade dessas pessoas com dignidade e acesso aos seus direitos”, exaltou.
A iniciativa marca um passo significativo na construção de um plano estadual mais humanizado e eficiente, reforçando a importância do diálogo com todos os envolvidos. A união entre Estado e municípios, como Olinda, fortalece a rede de proteção social e amplia as possibilidades de transformação real na vida da população em situação de rua.