Olinda será destaque na Conferência Internacional de Resíduos Sólidos

Evento será em Pernambuco de 16 a 18 de março

Publicado por: Alice Mafra, em: 18/02/22 às 11:08

A cidade de Olinda será destaque na Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (Cirsol), que vai ser realizada de 16 a 18 de março em Pernambuco. Uma reunião, no Palácio dos Governadores, entre gestores municipais e organizadores do evento, nesta quinta-feira (17.02), serviu para alinhar quais investimentos a Marim dos Caetés irá apresentar, dentro da estratégia adotada desde 2017, pela atual gestão, que tem no cerne o desenvolvimento sustentável para o crescimento da cidade.

Dentre as iniciativas, mais de 100 jardins sustentáveis já foram criados em Olinda, desde 2018, pela Secretaria de Gestão Urbana. Cerca de 3 mil pneus, que poderiam ser lançados irregularmente no meio ambiente, estão sendo empregados na arborização, entregando ainda mais qualidade de vida para todos.

Outro destaque é o trabalho de recolhimento de material reciclado que é realizado no Carnaval. Em 2020, por exemplo, mais de 120 toneladas foram recolhidas. Além de ajudar o meio ambiente, a iniciativa gera renda para os catadores.

Pela Prefeitura, participaram da reunião a secretária de Governo, Maria do Carmo Batista; o secretário de Gestão Urbana, Marconi Madruga; o secretário executivo de Serviços Públicos, Pedro Sampaio; o secretário executivo de Controle Urbano e Ambiental, Rodrigo Cardoso; o secretário executivo de Planejamento Ambiental, Wolney Queiroz.

A Cirsol terá três dias de evento, no Recife, em formato híbrido, reunindo estudantes, comunidade acadêmica e científica e outros profissionais que atuam na área de resíduos sólidos do Brasil e do mundo. A programação conta com oficinas, workshops, debates e feira de negócios, entre outros destaques.