Ouvir a matéria clicar no player
As escolas da rede municipal de Olinda estão se tornando espaços de formação cidadã e conscientização ambiental. Nesta sexta-feira (5), a Escola de Tempo Integral Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Amaro Branco, recebeu a segunda edição do Defesa Civil nas Escolas, projeto que une palestras, apresentações culturais e ações práticas para preparar crianças e jovens a prevenir desastres e cuidar do meio ambiente.
A ação contou com a presença da prefeita Mirella Almeida, do secretário de Educação Odin Neves, e do secretário de Defesa Civil Móises Tenório, reforçando a parceria entre as duas pastas.

Defesa Civil nas salas de aula
O projeto começou na quarta-feira (3), na Escola Municipal Professora Norma Coelho – CAIC. Na edição desta sexta-feira (5), 40 estudantes participaram de uma palestra interativa com a equipe da Defesa Civil sobre descarte correto de resíduos, preservação ambiental e segurança em períodos de chuva intensa.
As atividades são acompanhadas de uma peça teatral educativa, conduzida pela Sargento PM Keyla e pela personagem “Nina do Lixo”, interpretada pela Cabo PM Regina, ambas da Defesa Civil estadual.
O secretário de Educação destacou que a ação vai além do ensino formal, integrando cultura e cidadania:
“É uma ação importantíssima, que envolve educação consciente e cidadã, mostrando às crianças a importância de preservar o meio ambiente”, afirmou Odin Neves.
A manhã também foi marcada por apresentações culturais: alunos do grupo Cocadinhas animaram o público com maracatu, e estudantes do Amaro Branco fizeram uma apresentação de coco de roda, reforçando o vínculo entre educação e cultura.

A prefeita parabenizou a escola, na figura da gestora Karyna Santana, por valorizar e difundir a cultura local, elogiou a peça teatral e anunciou uma reforma da unidade, pedindo a colaboração dos alunos para manterem o espaço sempre limpo e organizado.
Segundo o secretário de Defesa Civil, o plano é levar o projeto a todas as escolas municipais, adaptando as atividades para diferentes faixas etárias.
“Nosso objetivo é fortalecer as ações da Defesa Civil e preparar a população para os períodos mais críticos”, explicou Tenório.
Estudantes inovam com projeto de reaproveitamento de água
Além de ser receptiva ao projeto da Defesa Civil, Escola Sagrado Coração de Jesus também desenvolve seus próprios projetos ambientais. Um grupo de alunos do 7º ano, coordenado pelo professor João Silas, criou um sistema para captar e mineralizar a água dos aparelhos de ar-condicionado, reutilizando-a na irrigação de plantas e na limpeza do pátio.

O projeto passou por duas etapas internas e será apresentado em dezembro no desafio “Jovens de Impacto”, do Sebrae, com a escola como única representante do ensino fundamental.
Para a gestora Karyna Santana, a integração entre o protagonismo estudantil e o trabalho da Defesa Civil é essencial:
“É muito valioso trazer a Defesa Civil para as escolas para que nossos alunos sejam multiplicadores de ações preventivas”, disse.
Escola será revitalizada na próxima semana
A partir de segunda-feira (8), a Escola Sagrado Coração de Jesus iniciará uma revitalização que inclui substituição de ventiladores, manutenção dos aparelhos de ar-condicionado e pintura.
Para o secretário de Educação, a melhoria da estrutura soma forças ao trabalho de conscientização que o município quer levar a toda a rede.