Pacientes da saúde mental ganham nova enfermaria integral no Tricentenário

No total, são 16 leitos disponíveis para a população

Publicado por: Secom, em: 13/09/19 às 15:07

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (13) mais um serviço gratuito à população olindense. Trata-se de da enfermaria de Saúde Mental com 16 leitos integrais, masculino e feminino no Hospital do Tricentenário, localizado no Bairro Novo. A novidade é resultado de uma cooperação técnica envolvendo a Secretaria de Saúde de Olinda e o HTri.

O principal objetivo deste ponto de atenção à saúde é disponibilizar cuidado hospitalar para pessoas com transtornos mentais e/ou com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, com vistas à avaliação diagnóstica e discriminação de patologias somáticas e/ou psiquiátricas.

O setor Madre Imaculada conta com duas enfermarias, além de uma equipe trabalhando em plantões diurnos e noturnos. Ela é formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo, assistente social, médico clínico e médico psiquiatra.

“Uma atitude muita ousada e serve de espelho para todos nós, pois essa administração tem deixado esse hospital do Tricentenário cada dia melhor”, elogiou o prefeito Professor Lupércio. Esteve presente também ao evento o governador do Estado em exercício, José Eriberto Medeiros. O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, também falou sobre a inauguração. “Muito importante esse espaço de saúde, pois trata-se de um avanço na rede pública de saúde destinada à população de Pernambuco e em especial de Olinda”, disse.

O diretor do hospital, Gil Brasileiro, comemorou mais uma conquista. “Foram quatro anos de muita luta para entregar esse espaço, mas o atual prefeito, Lupércio, teve a sensibilidade de contribuir para melhorar a qualidade de vida da população”, elogiou.

O evento ainda contou com a presença da secretária de Saúde de Olinda, Ana Maria Albuquerque, que elogiou e agradeceu o esforço de todos para o engrandecimento da rede pública estadual, bem como a participação de parlamentares, gestores e representantes da sociedade civil.