Cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (26)

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

A Prefeitura de Olinda é a primeira de Pernambuco a receber o Projeto Cadeira Vazia, que alerta a população para a lamentável estatística de feminicídios. A entrega do símbolo aconteceu nesta quarta-feira (26), no Palácio dos Governadores, sede do órgão. A ação é uma parceria com a Uninassau.

O Cadeira Vazia tem o objetivo de conscientizar sobre a violência contra a mulher e visa contribuir com a transformação dessa realidade. É uma ação de sensibilização onde as salas de aula contam com um símbolo para lembrar as vítimas de feminicídio. Um ícone presente nas unidades e que traz um QR-Code com informações completas sobre o projeto, além de canais de ajuda e denúncia.

“Nós nos lembraremos das mulheres que perderam a vida só de olhar para essa cadeira. Isso é muito forte. Se você fosse uma mulher da sua família, como você reagiria? Curioso que em eventos como esse que estamos realizando aqui hoje, a maioria presente seja mulher. Mas os homens deveriam estar aqui”, disse a prefeita de Olinda, Mirella Almeida.

“Essa cadeira representa um lugar que jamais será preenchido. Ela simboliza a interrupção de uma vida, de sonhos e de uma trajetória que poderia ter continuado. A presença física desse objeto nos obriga a olhar para o feminicídio, a discutir o tema e a refletir sobre nosso papel enquanto sociedade”, afirmou Hesdras Viana, diretor da UNINASSAU Olinda.

“Fazer política para mulher não é uma tarefa simples. Sou mãe de um menino de seis anos e a principal lição que dou é para ele não ser machista. Essas cadeiras representam estatísticas. Temos que trabalhar duro para que não aconteça mais. Aqui em Olinda, temos o CEAM, a Patrulha Maria da Penha, o HUB Delas e muito mais”, acrescentou.

Representantes das Secretarias Especial da Mulher, de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Uninassau estiveram na entrega da Cadeira Vazia. O projeto busca despertar a sociedade para a urgência da prevenção, da proteção e do cuidado — porque nenhuma mulher deveria ter medo de existir.

“A cadeira vazia é um ato de reflexão e de memória para todas as mulheres vítimas de feminicídio. Essa cadeira nunca será ocupada para lembrar todas as mulheres que foram silenciadas pela violência. Então hoje é a implantação aqui na Prefeitura de Olinda, que será colocada aqui no auditório da Prefeitura, onde ficará por dois meses”, comentou a secretária especial da Mulher, Juliana Magalhães.

“É um simbolismo em relação às mulheres que passaram pelo processo de feminicídio. Morreram pelo simples fato de elas serem mulheres. Estamos realizando um trabalho de conscientização e de informação para a diminuição da violência contra a mulher”, acrescentou Katy Accioly, coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Márcia Dangremon (Ceam).

Notícia rápida

Categorias