Notícias

Primeiro Ponto de Entrega de Resíduos Volumosos será construído em Olinda

Ecoponto terá capacidade para receber eletrodomésticos sem uso, móveis danificados, restos de podas de árvore e entulhos. Uma das vantagens da iniciativa é a eliminação dos pontos críticos de lixo na cidade

Publicado por: adminolinda, em: 30/01/14 às 17:38

ecoponto 1O prefeito Renildo Calheiros assina, na manhã desta sexta-feira (31), a ordem de serviço para a construção do primeiro Ponto de Entrega de Resíduos Volumosos de Olinda (Ecoponto). A unidade, que funcionará no bairro de Casa Caiada, terá 600 m2 e a capacidade diária de receber 30 m3 de entulhos. O objetivo do Poder Público Municipal é ter dez pontos iguais a este, espalhados pela cidade.

Os resíduos volumosos deixados irregularmente nas ruas de Olinda terão agora, um local específico para depósito. São, principalmente, eletrodomésticos sem uso, móveis velhos, restos de poda e de reforma nos imóveis que ocupam espaço nas vias públicas e criam pontos críticos de lixo.

“A responsabilidade sobre este tipo de lixo é do cidadão que o produziu. Ele tem que contratar um papa-metralha e fazer o recolhimento das metralhas provenientes da reforma na sua casa, por exemplo. Como sabemos que grande parte da população não tem condições de adquirir este tipo de serviço, nós estamos criando o Pontos de Entrega de Resíduos Volumosos, onde as pessoas podem deixar este material”, argumenta o secretário de Serviços Públicos de Olinda, Manoel Sátiro.

Segundo ele, o local, com 600 m2, será totalmente cercado e contará com guarita de segurança. No seu interior, seis caixas coletoras de 5 m3 servirão de depósito para os resíduos. Dois poliguindastes farão o transbordo desse material que será levado para estações tratamento e reciclagem.

“Essa é uma iniciativa que traz inúmeras vantagens para a cidade e o meio ambiente, pois, com o Pontos de Entrega de Resíduos Volumosos, nós vamos diminuir a quantidade de lixo nas ruas e canais”, comenta Sátiro.

A previsão é que a primeira unidade, em Casa Caiada, fique pronta e esteja disponível para a população em 120 dias. No dia 13 de fevereiro, o prefeito Renildo Calheiros assina a ordem de serviço para a construção de mais um Ponto na cidade, desta vez em Cidade Tabajara. A intenção da Secretaria de Serviços Públicos, que executa o projeto, é de que dez espaços iguais a este sejam edificados no município.

A assinatura da ordem de serviço acontece na manhã desta sexta-feira (31), às 10h, na Rua Marcolino Botelho esquina com a Rua Odílio Campos (na rua da Unimed, próximo ao Hiper Bompreço).

Serviço

Assinatura da Ordem de Serviço para construção do Ponto de Entrega de Resíduos Volumosos (Ecoponto).
Sexta-feira (31), às 10h
Rua Marcolino Botelho esquina com a Rua Odílio Campos (Casa Caiada)

%d blogueiros gostam disto: