Notícias

Programa Base e Rendimento já é realidade em Olinda

Projeto vai integrar cidadania e esporte para crianças e adolescentes

Publicado por: Redação Secom, em: 15/07/21 às 13:05


Foto: Secom Olinda.

Crianças e adolescentes de Olinda – e por extensão, seus pais – ganharam mais um programa da Prefeitura para integrar corpo e mente nesta quinta-feira (15). O Programa Base e Rendimento foi retomado no núcleo de Rio Doce, que funciona na Vila Olímpica, com a modalidade futebol para as categorias sub-13, sub-15 e sub-17 tanto no feminino quanto no masculino. O objetivo é desenvolver a cidadania e identificar talentos que possam ganhar oportunidades de desenvolver seu potencial como atletas.

“Fico muito feliz e imagino a felicidade de vocês em poder correr, brincar, chutar a bola e fazer tudo isso pensando no futuro. Queria que vocês prestassem bem atenção e quando chegarem em casa falar para o pai, mãe, avô, avó, tio ou tia: eu treino na Vila Olímpica e tenho prazer de estar perto de ídolos, como o professor Albérico. Isso é um privilégio para vocês, ter esses profissionais com toda essa experiência que vão preparar vocês para o futuro”, disse o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, aos alunos.

Esse projeto será retomado gradativamente. Na próxima semana ele vai contemplar a natação. Handebol e artes marciais serão os seguintes. Outros núcleos serão inaugurados até o fim do ano. No dia 29 está prevista a retomada em Ouro Preto. Para setembro a previsão é Jardim Brasil e, novembro, em Águas Compridas.

Os alunos farão trabalhos técnicos, táticos e físicos com profissionais da Rede Municipal de Ensino. Os fundamentos de jogo são aprimorados com as orientações de ex-atletas profissionais ligados à Secretaria Executiva de Esportes.

“Nosso primeiro objetivo é formar o cidadão e tirar as crianças da rua, principalmente nos horários de contra turno das escolas. Mas também disponibilizamos todo treinamento porque muitos são selecionados para testes em algum clube e, mesmo tendo talento, às vezes deixam a desejar no aspecto físico e tático. Esses ex-jogadores ligados à secretaria vão trabalhar no aprimoramento desses fundamentos”, diz o secretário executivo de Esportes de Olinda, Sérgio Santos.

A partir desse trabalho são formadas equipes nos núcleos que fazem jogos amistosos, principalmente contra as equipes de base dos clubes de futebol de Pernambuco.

%d blogueiros gostam disto: