SAMU Olinda passa a oferecer orientações sobre primeiros socorros nas escolas

Meta é atingir 24 mil alunos

Publicado por: Secom, em: 22/03/18 às 14:46

Texto e Fotos: Pedro Morais

Uma articulação envolvendo o Programa Saúde na Escola de Olinda (PSE) e o Núcleo de Educação Permanente do SAMU (NEP/Olinda) está viabilizando a promoção de palestras e simulações sobre primeiros socorros para estudantes da cidade. O objetivo é disseminar informações acerca da temática para mais de 24 mil alunos das 66 unidades da rede municipal. Nesta quinta-feira (22.03) a equipe esteve na Escola Allan Kardec, em Salgadinho.

O evento teve como conteúdo principal a abordagem sobre estrutura, funcionamento e quando se deve acionar o SAMU. O grupo também enfatizou a importância de promover e desenvolver uma campanha na comunidade escolar para evitar o “trote”, assim, transformar os alunos em parceiros e multiplicadores de informações.

A equipe do SAMU propagou informações sobre a importância de saber identificar e realizar manobras em situações de desmaios, convulsões, choque elétrico e engasgos. Além da palestra ministrada pelo coordenador do SAMU/Olinda, o médico Elenilson Santos, os profissionais desenvolveram simulações de ocorrências com a participação efetiva dos alunos e educadores.

Segundo a coordenadora do PSE de Olinda, a enfermeira Maria Clara, um cronograma de visitas às escolas da rede municipal de ensino foi elaborado em conjunto com a Secretaria de Educação. Na primeira quarta-feira de abril, dia (04), a equipe do SAMU retorna à escola Allan Kardec para contemplar o turno da tarde.

NEP – Além de promover visitas às escolas, o objetivo do NEP/SAMU é também realizar atividades preventivas nas comunidades, orientando a população como proceder nas situações adversas de saúde, como acidentes, choque elétrico, engasgos e desmaios.

O Núcleo também tem como finalidade promover e incrementar capacitações de reciclagens internamente com a equipe. O intuito é atualizar os integrantes do quadro do SAMU com novas informações e manuseio de ferramentas e equipamentos que surgem no mercado para garantir assistência ao paciente com qualidade e eficácia.