Notícias

São João de Olinda atrai mais de 100 mil pessoas

Festa foi marcada pelo resgate das tradições nordestinas, contando com participação popular

Publicado por: Redação da Secom, em: 27/06/18 às 11:28

Mais de 100 mil pessoas circularam por Olinda durante as festividades do São João 2018. A iniciativa movimentou a economia, aquecendo o comércio e o turismo, além de promover oportunidades de trabalho e renda na cidade. Com o tema “Onde a Tradição se Encontra com a Alegria”, a programação contou com o polo Sala de Reboco, montado na Praça do Carmo, que reuniu mais de 16 atrações musicais, valorizando as raízes nordestinas e o autêntico forró.

Conforme pesquisa realizada no local, entre os dias 21 e 24 de junho, 72% do público foram oriundos de Olinda, 27% de outros municípios da Região Metropolitana e, ainda, 1% veio de outros estados. O levantamento mostra também que 45% dos participantes avaliaram a programação como ótima, 54% como boa e 1% como regular. Esta foi a primeira vez que a cidade se tornou um polo importante neste período do ano, já com elementos como cidade cenográfica e parque de diversões para entreter os visitantes.

Sobre os músicos que subiram ao palco durante a festa, a pesquisa também identificou a receptividade do público. Nesse quesito, 42% responderam que os artistas convidados foram ótimos, 56% apontaram como bons e 2% como regulares. Os gastos do público, incluindo alimentos, bebidas e outros produtos, sinalizaram um ticket médio de R$ 93,68. “Foi um investimento na cultura, no desenvolvimento da cidade e nas tradições. Fizemos uma festa bonita para toda família e que passa a fazer parte do calendário da cidade”, avaliou o prefeito Professor Lupércio.

Além de uma grande festa, o São João de Olinda foi marcado por muito sabor. A cidade produziu o maior doce temático de sua história, uma cocada gigante com mais de 250 kg e 20 metros de comprimento. A iguaria foi distribuída gratuitamente para o público na abertura do evento. As barracas de comidas típicas e itens da gastronomia local também registraram números positivos, concedendo oportunidades para os moradores do município.

O esquema de segurança montado assegurou o clima de paz, sem o registro de qualquer ocorrência. De quinta a domingo, 20 guardas municipais reforçaram o trabalho do efetivo de 60 policiais militares. No polo do evento, a Prefeitura de Olinda instalou mais três câmeras, totalizando cinco equipamentos. As imagens foram geradas para a base de controle de videomonitoramento da Guarda Municipal. No pacote também estiveram unidades especializadas do Canil e da Cavalaria. Já os agentes de trânsito, também em regime especial, garantiram a mobilidade de pedestres e condutores.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda

%d blogueiros gostam disto: