Notícias

Saúde de Olinda oferece testes gratuitos de HIV e sífilis

Proposta da rede é fazer o diagnóstico precoce e melhorar a qualidade de vida

Publicado por: Sandy James, em: 27/01/20 às 15:01

Por Jeovani Cipriano 

A Secretaria de Saúde de Olinda, por meio da Coordenação de DST/AIDS vêm trabalhando de forma constante na prevenção e combate das doenças sexualmente transmissíveis (DST). Com a finalidade de controlar o agravo das doenças, testes rápidos são realizados nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Por meio da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo, após 15 minutos o paciente tem o resultado. Caso o reagente seja positivo, ele será acompanhado imediatamente pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em DST/HIV/AIDS e Hepatite Virais, na Policlínica Barros Barreto, no Carmo.

O teste para o diagnóstico do HIV, quando é feito de forma precoce, aumenta a expectativa do soropositivo. “Nossa rede oferece todo o suporte para fazer o acolhimento desse paciente, tudo de forma sigilosa. Temos uma equipe que é constantemente treinada para lidar com essa situação. Quando descobrimos o HIV no inicio, temos o controle da doença, por meio de antivirais”, esclarece à psicóloga da Policlínica Barros Barreto, Silvia Siqueira.

Se o cidadão esqueceu a camisinha na hora do sexo casual, e agora, está preocupado, ainda é possível de se prevenir contra o HIV. Mas é necessário agir rápido, em até 72 horas depois da relação sexual.

“Aproveitei o dia para fazer o teste rápido e descobrir se tenho alguma doença e iniciar logo o tratamento. É necessário que a população faça esses testes, para evitar passar alguma doença para o parceiro ou parceira”, conta J.G.C

 “Realizamos os testes de HIV/sífilis durante o pré-natal da gestante. O parceiro também faz todos os exames”, conta a gerente de território, Priscila Batista.

De acordo com o Ministério da Saúde os principais sintomas do HIV são:

– Dor de cabeça;

– Febre baixa;

– Cansaço excessivo;

 – Ínguas (gânglios) inflamadas;

– Garganta inflamada;

– Dor nas articulações;

 – Aftas ou feridas na boca;

– Suores noturnos;

– Diarreia.

SINTOMAS SÍFILIS 

– Vermelhidão da pele

– Dores musculares;

– Febre;

– Dor de garganta;

– Dificuldade para engolir;

– Aumento do fígado e baço

%d blogueiros gostam disto: