Notícias

Secretaria de Educação realiza mais uma reunião com Dirigentes da Rede Municipal de Ensino

Foram mais de cem participações para discussões referentes ao calendário pedagógico e à gestão

Publicado por: adminolinda, em: 05/08/14 às 16:08

EducaçãoNa manhã da última quarta-feira (30), a equipe executiva da Secretaria de Educação de Olinda realizou mais uma Reunião Ordinária com Dirigentes da Rede Municipal de Ensino. A reunião aconteceu no auditório da sede da Educação que fica na rua 15 de Novembro e contou com a participação de mais de cem gestores juntamente à equipe técnica pedagógica e de gestão. A proposta da ação é discutir o calendário pedagógico e esclarecer dúvidas.

A secretária de Educação, Márcia Souto, fez a abertura da reunião dando as boas vindas aos gestores. “Queremos aproveitar a presença de todos vocês para compartilhar esse período de conquistas que é fruto do esforço e da dedicação de vocês. Por isso, é importante darmos destaque ao trabalho do diretor que, com certeza, traz fluidez a todo o processo desenvolvido na Educação”, diz ela. A secretária se referiu a mudanças na estrutura relacionada à troca do mobiliário escolar, ao reajuste de 40% na gratificação dos gestores e a sugestões de alterações no fardamento que foram acatadas pela Secretaria. “Nossa intenção é melhorar o fardamento de acordo com as necessidades e a realidade dos nossos estudantes”, explica a secretária.

Um momento de grande destaque e manifestação dos nossos gestores foi o anúncio de aquisição de internet 3G para todos os diretores junto com um HD externo para cada escola, o que facilitará o arquivamento de dados e a realização de pesquisas. A secretária foi amplamente aplaudida por essas conquistas. Foram anunciadas, para até o final do ano, novas eleições para diretores e um aumento na carga horária do curso de formação deles, que passa a ser de quarenta horas. O curso trata de questões específicas a exemplo de gestão financeira, programas e projeto pedagógico.

A secretária executiva de Políticas e Programas Educacionais, Edineide Cesar, tomou a palavra para desenvolver pontos específicos do II Congresso Municipal de Educação, que está acontecendo no Centro de Convenções, e que desenvolve o tema Desafios e possibilidades do(a) educador(a) no processo de construção de uma escola para todos(as). “O Congresso dá continuidade ao trabalho da nossa proposta de uma escola democrática e inclusiva”, diz ela. Também, anunciou data de reunião para planejamento pedagógico. Josiane Sandes, diretora de Programas e Projetos de Educacionais parabenizou os gestores pelas conquistas e pontuou o recebimento dos recursos nas escolas, também a primeira parcela do programa governamental Mais Cultura. “Parabéns por essa criação de linha direta de acesso com a gestão. Fazer educação é tratar da vida das pessoas”, diz ela.

O secretário executivo de gestão, André Cândido, aproveitou a oportunidade para fazer alguns esclarecimentos para o funcionamento estrutural. “É importante que conseguimos vencer alguns percalços. Continuaremos trabalhando para atender às necessidades de todas as nossas unidades”, diz ele. A diretora de Ensino, Edileuza Gomes, destacou a importância da Formação Continuada para os professores e pontos do calendário municipal de formações. “Nós trabalhamos, hoje com duas frentes: os congressos e as formações continuadas específicas por área de conhecimento. É fundamental que aproveitemos, ao máximo, esses momentos e levemos os conhecimentos adquiridos para a sala de aula”, diz a diretora.

Ao final da reunião, a representante do Fórum de gestores, Maria Fabiana da Silva, faz pronunciamento de agradecimento a todos os gestores pelas vitórias alcançadas. A diretora da Escola Dona Brites de Albuquerque, Mabel Queiroz, faz uma avaliação positiva da reunião. “É um momento para nos atualizarmos sobre as novidades ou mudanças que a rede traz e para que possamos trocar informações entre gestores fortalecendo, assim, o nosso vínculo com a gestão. Com informação, com certeza, desenvolvemos melhor o nosso trabalho”, explica ela.

%d blogueiros gostam disto: