Notícias

Secretaria Municipal de Educação dá continuidade ao calendário de Formações para professores

A Formação Continuada que iniciou, ontem (22) a partir das 13h30, na Faculdade de Olinda (FOCCA), faz parte de uma série de atividades para os docentes da rede

Publicado por: adminolinda, em: 23/07/14 às 14:13
O evento que acontece na Faculdade Focca até a quinta-feira (24) irá discutir resultados de avaliações aplicadas aos alunos da rede municipal

O evento que acontece na Faculdade Focca até a quinta-feira (24) irá discutir resultados de avaliações aplicadas aos alunos da rede municipal Foto: Monique Veloso/Pref.Olinda

Professores das áreas e Língua Portuguesa e Matemática deram continuidade, ontem (22), na Faculdade de Olinda (FOCCA), às participações no calendário de Formações Continuadas da Prefeitura de Olinda, por intermédio da Secretaria de Educação. A diretora de ensino, Edileuza Gomes, fez a abertura do evento que irá discutir resultados de avaliações aplicadas aos alunos da rede municipal, fazendo uma análise sobre novas possibilidades de lidar com as dificuldades enfrentadas por eles. No evento estiveram, também, presentes a assessora pedagógica, Cláudia Germana, e toda a equipe técnica da Divisão de Ensino.

“Este ano, a Secretaria Municipal de Educação agrega duas frentes: a primeira diz respeito aos Congressos, onde temos a oportunidade de reunir todos os professores da rede. A segunda são, justamente, estes momentos mais específicos relativos à área e cada docente, onde podemos garantir discussão e resolução de dúvidas. Já contamos com o projeto Paralapracá que, também, desempenha um momento individual com os professores e, aqui, nós podemos aprofundar conhecimentos relacionados às necessidades dos nossos alunos”, explica Edileuza Gomes.

A primeira formadora do evento foi a professora auxiliar do curso de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Elaine Cristina Nascimento da Silva. Ela vem, também, por intermediação do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) que faz um trabalho voltado para a Educação Básica, em escolas públicas e particulares. Junto aos professores, Elaine fez a análise de dois instrumentos de diagnose a partir do levantamento produzido pelos professores em aplicação de simulados. A partir da construção de um retrato de seu desempenho, foi possível discutir os resultados. “Eu acho que esse é o caminho: diagnosticar o que está acontecendo e fornecer momentos onde os professores possam refletir a respeito. É interessante que esses momentos não sejam pontuais, o professor deve aplicar o que foi trabalhado, aqui, na sala e aula em sintonia com a escola e a família”, explica Elaine Cristina Nascimento da Silva.

A assessora técnica da Divisão de Ensino, Cláudia Germana, deu, também, as boas vindas aos docentes. “O importante é iniciar o processo, então acredito que estamos no caminho certo. Vocês têm muitas contribuições para o trabalho que vem sendo desenvolvido. É essencial que haja fundamentação na ação e é o que devemos fazer: trabalhar, estudar e pesquisar. Isso é construção de conhecimento para nós e para os nossos alunos”, diz ela.

Elis Mônica e Silva Galindo é professora de Português da rede municipal e fez uma avaliação positiva da Formação. “É essencial pra a gente se atualizar porque, sempre, tem algo novo que levamos para a escola para melhorar a prática em sala de aula”, explica ela.

Até quinta-feira (24), a Formação Continuada segue recebendo os professores da rede. A próxima formação com os profissionais das demais disciplinas está agendada para setembro.

Veja Mais

%d blogueiros gostam disto: