Notícias

Torneio de pássaros arrecada donativos para vítimas das chuvas em Olinda

Evento com entrada gratuita ocorre, neste domingo, na Vila Olímpica de Rio Doce

Publicado por: Redação da Secom, em: 26/07/19 às 12:11

Criadores de pássaros de todo o Nordeste se reúnem em Olinda, neste domingo (28), para mais uma edição do Torneio Anilha de Ouro. O encontro  acontece na Vila Olímpica de Rio Doce, das 6h às 12h, elencando diversas categorias e as mais variadas espécies. A competição, voltada ao canto dos pássaros, é promovida pela Associação Ornitológica de Pernambuco (AOPE). A expectativa é de mais de 500 gaiolas na disputa, mantendo uma tradição no segmento. O movimento também traz uma vertente social. As pessoas que forem ao evento podem fazer a entrega de donativos para as vítimas da chuva em Olinda.

Entre os inscritos estão criadores de canários, papa-capim, trinca-ferro, azulão, tiziu, bicudo, curió, entre outros. De acordo com Márcio Domingues, um dos organizadores, o evento também é uma grande confraternização entre os amantes dos pássaros. A premiação do páreo é bastante almejada, sendo uma anilha em ouro 18k. “É uma verdadeira joia, guardada com muito zelo pelos criadores que vencem o torneio”, ressaltou.

Na competição de “canto de pássaros” consegue o primeiro lugar aquele que tem o canto mais forte e que canta por um maior período de tempo. Os pássaros são colocados em uma roda e os juízes vão avaliando os cantos. Todo o esquema é certificado pelos órgãos ambientais e de regulamentação responsáveis, sendo acompanhado por veterinários para assegurar a saúde dos pequenos.

 

%d blogueiros gostam disto: