Notícias

Trabalho Infantil: Saiba como ajudar no combate

Olinda oferece estrutura para receber denúncias

Publicado por: Secom, em: 27/07/20 às 15:17

Fotos: Júlio Santos/Prefeitura de Olinda

A definição de trabalho infantil não é muito esclarecida no Brasil. As crianças que vendem guloseimas, as que guardam carros, são algumas das muitas formas de exploração. Elas muitas vezes acabam se tornando invisíveis tanto na cidade, quanto no campo durante a rotina diária. Por isso, precisamos estar alertas para cuidar e denunciar.

Proteger os meninos e as meninas é um dever de todos. Por isso, é muito importante o foco na infância sem trabalho. Você pode ajudar de diversas formas. Evitando dar esmolas, por exemplo, elas perpetuam o ciclo do trabalho e gerando efeitos prejudiciais para o desenvolvimento.

Em Olinda, serviços estratégicos são oferecidos durante o ano para erradicação do trabalho infantil na cidade, como o Olinda Mais Lazer, Olinda Mais Cidadania e Olinda Praia Legal, que no momento estão suspensos por conta da pandemia. O acompanhamento dessas iniciativas é feito pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos (SDSCDH), formada por profissionais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de Olinda e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Os conselhos tutelares da cidade também atuam como peça chave nesse processo. Eles são aliados diretos na luta pela garantia dos direitos e na aplicação de medidas protetivas da criança e do adolescente.

As denúncias devem ser feitas através do Disque 100, que funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. As ligações são diretas e gratuitas, com garantia absoluta do sigilo das informações. Além disso, é possível fazer a queixa diretamente nos conselhos tutelares da cidade. Os olindenses podem procurar o Conselho Tutelar I que atende a população residente entre a RPA¹ 01 a RPA 05 e fica na Avenida Presidente Kennedy, 3533 – Peixinhos, Olinda – PE, 53230-630 – Telefone: (81) 3449-6075 ou Conselhos Tutelares II e III que atendem a população residente entre a RPA 06 e a RPA 10, e funcionam na Rua José Augusto da Silva Braga, 752 – Bairro Novo – Olinda, Olinda – Telefone: (81) 3494-2120.

%d blogueiros gostam disto: