Notícias

Tradição do Pastoril Sagrado será tema de oficinas em Olinda

As atividades acontecerão de 6 a 12 de janeiro, nas plataformas digitais e contará com vídeoaulas, lives e roda de diálogo

Publicado por: Redação da Secom, em: 05/01/22 às 15:40

Por: Bárbara Lustosa /  Sepactur

O Quilombo Cultural Casa Coletivo junto com Pastoril Estrela de Belém, da Mestra Ana Lúcia promove a partir desta quinta-feira (6), de forma gratuita, a oficina Artesanato, Comunidade e Fé. O intuito da oficina é apresentar aos participantes uma série de atividades de formação, acerca dos saberes e tradições do Pastoril Sagrado, e suas relações com o artesanato e a produção cultural comunitária no bairro do Amaro Branco, em Olinda.

A ação conta com o incentivo da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco. O projeto terá como condutoras do saber a Mestra Ana Lúcia; Mestra coquista, de Pastoril e Acorda Povo, Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco e Cultura Viva da Cidade de Olinda e suas discípulas: Marluciana Araújo (Totoca); coquista, coordenadora do Grupo Estrelinhas do Coco e Una (Elaine Una); coquista, produtora cultural e fundadora do Quilombo Casa.

É importante ressaltar que os Pastoris surgem no Brasil, a partir da cidade de Olinda no Séc. XIV e que esta será a primeira oficina exclusivamente dedicada ao Pastoril a ser realizada”, afirma Mestra Ana Lúcia.

 

Transmissão

As atividades acontecerão de 6 a 12 de janeiro, nas plataformas digitais e contará com Vídeoaulas, Lives e Roda de Diálogo. Interessados em participar devem entrar a partir das 14hs nas redes sociais:

YouTube: TV Quilombo Casa

Facebook: @mestraanalucia

Instagram: @quilombocasa

Site: www.quilombocasa.org

Pastoril Estrela de Belém, da Mestra Ana Lúcia – Foto: Divulgação

 

Programação 

Dia 6 a partir das 18h – Live Queima da Lapinha;

Dia 8 / 15h – Exibição Documentário O ofício de Brincar;

Dia 9 / 14h – Vídeo-aula “Personagens e Caracterização” no Pastoril;

Dia 9 / 16h – ” Cantos e Louvações”;

Dia 10 / 19h – Live Roda de Conversa: Pastoris e Olinda; História e estórias, com participação do Historiador Plínio Victor;

Dia 11 /14h – Videoaula “Montando a Lapinha e seus elementos sagrados”;

Dia 12 / 14h – Oficina de Confecção de Diadema ( Pastoril – Carnaval);

Dia 12 / 16h – Vídeo Aula “A queima e a ascensão aos céus – Que venha um novo ano!”

 

Sobre a artista

Mestra Ana Lúcia é Patrimônio Vivo de Pernambuco e há 15 anos, se dedica ao Pastoril Estrela de Belém, que é composto por 35 crianças e adolescentes da comunidade do Amaro Branco, em Olinda, Pernambuco. Já sendo filhas e netas de ex-integrantes deste tradicional pastoril. Todos levam este folguedo popular com muito amor, passando de geração em geração dentro da comunidade.

O Grupo tem em seu elenco brincantes e apaixonados pelo ato, fazendo do Pastoril Estrela de Belém uma das referências da cultura popular de nosso Estado. Desde o ano de 2004 é o grupo responsável pela Queima da Lapinha da Cidade de Olinda, além de participar dos tradicionais cortejos na Região Metropolitana do Recife, elevando a imagem do Estado e divulgando folclore e toda sua plenitude.

%d blogueiros gostam disto: