Vários serviços são oferecidos na Semana da Pessoa Com Deficiência

A programação segue até a próxima quarta-feira (28.08)

Publicado por: Secom, em: 23/08/19 às 11:55

A dona de casa Simone Barros Lima demonstrava alegria na manhã desta sexta-feira (23.08) quando estava retirando os documentos do irmão, Julio Henrique. A felicidade era pelo fato de fazer tudo em um só lugar: no complexo de serviços oferecido pela Prefeitura de Olinda, dentro da Semana da Pessoa Com Deficiência, na Vila Olímpica, em Rio Doce. As atividades foram diversas, como avaliação nutricional , aferição da pressão arterial, terapias alternativas e emissão do cartão de livre acesso.  Além de aula de natação para autistas.

A iniciativa contou com a participação das secretarias de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos; Saúde; e de Educação, Esportes e Juventude.

O irmão de Simone tem 57 anos e para ela o desafio é ampliado com o passar dos anos. “Quem cuida dele sou eu, amo muito e faço tudo que posso. Aqui a gente foi muito bem atendido e as pessoas acolheram de uma forma especial. Gostei e vou acompanhar o restante da programação”, afirmou.

Um café da manhã também foi montado. A secretária executiva da Mulher e Direitos Humanos de Olinda, Verônica Brayner, acompanhou tudo e destacou que esse tipo de atendimento é uma prioridade tida pelo prefeito, Professor Lupércio.

AGOSTO LARANJA

Também na Vila Olímpica, as pessoas conferiram uma palestra sobre a esclerose múltipla, dentro das ações do Agosto Laranja. O objetivo foi conscientizar a respeito da doença crônica, autoimune e que afeta o sistema nervoso.

CONFIRA AS PRÓXIMAS AÇÕES DA SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Dia 25 de agosto

Ação: Primeira Marcha da Inclusão NAPEE que, tem por objetivo, propagar a cultura da inclusão contribuindo com o combate ao preconceito e à discriminação.

Local da ação: sairá da Praça do antigo Quartel e seguirá até as imediações do

Colégio Luiza Cora

Horário da concentração: 08hs

Parceiros: esta é uma ação do NAPEE, onde a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria Executiva da Mulher e Direitos Humanos, entrou como parceira.

Dia 28 de agosto

Ação: exposição fotográfica (fotos tiradas por pessoas com deficiência),

apresentações artísticas de pessoas com deficiência e demonstração de projetos, como o bike sem barreiras e calçada sensorial intinerante, da UNINASSAU

Local da ação: Piso L2 do Shopping Patteo

Horário: das 13h às 17h

Parceiros: secretarias de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva da Mulher e Direitos Humanos, UNINASSAU e Shopping Patteo.