Defesa Civil

Publicado em 06/03/17 às 13:33 | Atualizado em 06/03/17 às 13:34

Defesa Civil de Olinda intensifica ações de prevenção nos morros

Os pontos de risco do Córrego dos Carneiros, em Caixa D’ Água, foram cobertos com lonas plásticas

Por Juliana Nascimento

Lonas de plásticos são aplicadas no Córrego dos Carneiros. Fotos: Daniel Fereeira/ Prefeitura de Olinda

A Defesa Civil de Olinda começou nesta segunda-feira (06.03) a intensificar os trabalhos de preparação dos pontos de risco do município para receber o período de inverno. O primeiro local visitado foi o Córrego dos Carneiros, em Caixa D’Água. A equipe aplicou lonas plásticas nas barreiras existentes na localidade. O grupo atendeu inicialmente ao chamado da Dona de casa, Maria Socorro, 49 anos, moradora há quase 30 anos do bairro. Os técnicos da prefeitura foram até a comunidade para cobrir uma barreira que fica em cima da residência dela. Amanhã dando sequência ao trabalho será colocado um muro de contenção, na Rua Plátano em Tabajara.

Somente nesta segunda-feira mais de mil metros de lonas foram aplicados nos morros para evitar deslizamentos decorrentes das chuvas. Preocupada com a situação, pois a casa onde mora fica em baixo de uma barreira e logo na sequencia vem uma outra casa, Dona Maria do Socorro ficou satisfeita ao saber que a primeira vez que acionou a Defesa Civil este ano ela foi assistida. “A gestão de Lupércio está trabalhando rápido, Graças a Deus, porque no ano passado solicitei 17 vezes e não vieram. No último sábado, quando choveu fiquei com medo que a casa de cima caísse sobre a minha e a equipe veio para colocar a lona”, comentou.

Em cima da casa de Dona Maria, há um imóvel com cinco pessoas e logo atrás mais uma fila de casas. No local, nesta segunda-feira, sete homens trabalhavam sob o sol forte, talvez no automático da rotina de mais um chamado, mas nas mãos carregavam a tranquilidade para dezenas de famílias, pois com a ação pode se evitar acidentes e até perdas materiais.

O Engenheiro responsável, Anderson Borba, a técnica social, Ana Patrícia, e o encarregado Adeildo Fraga, da Secretaria de Obras de Olinda, também estavam presentes hoje para acompanhar a medida preventiva. No último fim de semana quase 2 mil e 400 metros de lonas plásticas foram colocados em Tabajara e em Águas Compridas.

“Em cada situação a gente avalia e fiscaliza o local. Nesse caso de hoje, por exemplo, achamos melhor a lona, porque a barreira é maior, mas em Tabajara foi realizado um muro de contenção chamado de rip rap, que são sacos com cimento e areia empalheirados, porque a barreira era de menor porte”, explicou o Engenheiro Anderson Borba.

As lonas e muros de arrimo são algumas das ações de intensificação para evitar deslizamentos e estão previstas para ocorrer durante os próximos meses nos bairros de Olinda. As medidas servem para o escoamento das águas das chuvas evitando que elas infiltrem e provoquem deslizamentos de casas e acidentes e até mortes. Mas em caso de acidentes ou dúvidas, a Defesa Civil orienta que a população pode ser acionada pelo telefone: 0800.281.2112.

Tags desta notícia: , , , , , ,