Notícias

43 comunidades escolares escolhem novos diretores em Olinda

Na próxima quinta-feira (11) mais de 18 mil eleitores, entre estudantes, familiares, professores e funcionários, escolhem quem vai gerir suas escolas

Publicado por: adminolinda, em: 04/12/14 às 18:06
estudo-template-eleicoes-gestores---04-12-2014-(portal)

As eleições para diretores e vice-diretores, que serão realizadas na quinta-feira (11), em quarenta e três escolas do município. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

A Rede Municipal de Ensino de Olinda está passando por um momento ímpar dentro da proposta de uma gestão democrática, onde todos os componentes que contribuem para a formação da escola, isto é, alunos, pais, professores e funcionários, possuem voz ativa nas decisões. Trata-se das eleições para diretores e vice-diretores, que serão realizadas na quinta-feira (11), em quarenta e três escolas do município. O horário da votação será de acordo com o funcionamento de cada uma delas.

Aproximadamente, 18.900 eleitores, entre estudantes e familiares, professores e funcionários, votarão em quem deverá gerir, pelos próximos dois anos, as unidades de ensino de Olinda. Até a data das eleições, os candidatos estarão finalizando um processo que durou, aproximadamente, quatro meses e envolveu, entre as ações, um curso especializado, com formadores doutores das Universidades Federal e Rural de Pernambuco, voltado para as dimensões da gestão escolar. A partir do curso, cada chapa, composta por candidatos aos cargos de diretores e vice-diretores, construiu um plano de gestão que foi apresentado, em audiência pública, a toda a comunidade escolar.

Logo após, os candidatos iniciaram campanha eleitoral, com material padronizado oferecido pela Secretaria de Educação, o que possibilitou, a eles, condições igualitárias de apresentarem suas propostas e dialogarem com seus eleitores. “Dentro da nossa proposta de uma escola para todos, é muito importante garantir o fortalecimento de uma gestão democrática. O processo eleitoral nas escolas e a participação, não só de professores, funcionários e alunos, mas também de seus familiares nessa escolha, é uma prova disso”, diz a secretária de Educação de Olinda, Márcia Souto.

Juliana Dias, mãe de Raiane Vanessa Floriano Guedes, 10, aluna da Escola Municipal Alto do Sol Nascente, é uma das eleitoras do segmento pais de estudantes. “Acho todo esse processo muito importante, é onde exercemos uma espécie de controle social. Nós temos a possibilidade de decidir, democraticamente, qual diretor gostaríamos que cuidasse da gestão da escola dos nossos filhos. Procuro ter uma participação bem ativa, nesse sentido, e converso, sempre, com minha filha sobre o que ela acha de tudo isso”, explica ela. A estudante Laura Giovana Bernardino da Silva, 12, da Escola Municipal Claudino Leal fez, também, questão de participar com o seu voto. “Eu acho muito legal a escola se preocupar com a opinião dos alunos. Isso faz a gente ter a responsabilidade de escolher o que é melhor para a nossa escola. Não tenho uma ideia muito clara o sobre o que um diretor faz mas quero votar em alguém que tenha projetos novos para a gente”, diz a estudante.

Marcia Rocha é professora da Escola Municipal Marcolino Botelho e está se candidatando, pela primeira vez, ao cargo. “Tomei esse passo porque acredito na importância desse processo. Vejo o quanto a convivência com professores e pais e o conhecimento sobre a realidade da escola são necessários para contribuir no papel de diretor. Meu plano de gestão foi pautado no sentido de trazer mais os pais para dentro da escola no sentido de discutir com eles as questões pedagógicas, também, apresentando a vivência do nosso funcionamento e trocando idéias sobre como podemos avançar”, diz ela. Luciana Fernanda Araújo, diretora da Escola Municipal Izaulina de Castro, é candidata à reeleição do cargo. “O processo eleitoras dentro das escolas tem uma importância histórica. Antes, a escola tinha a cara do diretor porque ele decidia como tudo ia funcionar. Hoje isso mudou com a divisão de responsabilidades e esse é um ganho muito grande: partilhar informações dá qualidade ao nosso trabalho. Então, nosso plano de gestão está focado no fortalecimento dos conselhos escolares que são a nossa ponte com a comunidade”, diz ela.

Confira mais informações sobre o processo de Eleição para Gestores Escolares: http://www.olinda.pe.gov.br/eleicoesescolas2014

%d blogueiros gostam disto: