Notícias

CadÚnico de Olinda atende em novo local

Programa é um registro identificar as famílias de baixa renda existentes no país

Publicado por: Redação Secom, em: 06/07/21 às 9:06

Com o intuito de oferecer um melhor atendimento à população, o CadÚnico de Olinda terá uma nova sede. Enquanto esse local estiver sendo ajustado, o serviço é realizado no número 536 da Avenida Getúlio Vargas. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 17h.

O Cadastro Único é um registro para identificar as famílias de baixa renda existentes no país. O acesso a essas informações – identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho, renda e residência – são utilizados para inclusão em programas sociais do Governo Federal e ajudam o Poder Público a adotar as políticas públicas para essas famílias.

Entre os benefícios que exigem o CadÚnico estão o Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, isenção de taxa em concursos públicos, entre outros. Segundo o Governo Federal, contando todas as pessoas de cada família, responsável e dependentes, 127 milhões estão inscritas no CadÚnico.

Para se inscrever no CadÚnico é necessário que um membro da família, com idade mínima de 16 anos e de preferência mulher, seja o responsável pelas informações sobre a família. Essa pessoa torna-se o responsável pela Unidade Familiar e fica responsável pela atualização das informações sempre que houve mudanças na família.

Ele deve procurar o setor responsável pelo Cadastro Único ou pelo Bolsa Família na cidade em que mora portando CPF ou título de eleitor. Em alguns municípios o cadastramento é feito também no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Critérios para inscrição:- somando o salário de todas as pessoas da família e dividindo pelo número de membros da família, o valor for de até R$ 522,50 (metade do salário mínimo) por mês; ou

– a soma dos salários de todas as pessoas da família for de até R$ 3.135,00 (três vezes o salário mínimo); ou

– estiverem em situação de rua, seja uma pessoa sozinha em situação de rua ou uma família em situação de rua;

Pular para o conteúdo