Notícias

Com Desfile Cívico, Olinda celebra 1º Grito de República do país

Grito foi dado por Bernardo Vieira de Melo, em 1710, e mostrava, já naquela época, o pioneirismo político da Marin dos Caetés. Escolas, autoridades e agremiações participam do desfile

Publicado por: adminolinda, em: 04/11/14 às 14:30

estudos--portal--gritorepublica---03-11-2014Alunos de escolas públicas e particulares de Olinda participam, na tarde desta quinta-feira (06), do desfile cívico em homenagem ao 1º Grito de República. A atividade é uma iniciativa da Prefeitura da Cidade com o apoio da Câmara de Vereadores e do Instituto Histórico de Olinda. A concentração será às 13h30, na Avenida Liberdade, e, com isso, o trânsito muda em algumas ruas do Sítio Histórico.

A solenidade de abertura do desfile será realizada nas ruínas do antigo senado, em frente ao Mercado da Ribeira. Lá, o prefeito Renildo Calheiros e autoridades realizam o hasteamento de bandeiras e ouvem hinos. Fogos anunciarão o início da marcha quando os estudantes percorrerão a Rua Prudente de Morais, entrarão nos Quatro Cantos, subirão as ruas Bernardo Vieira de Melo e de São Bento para finalmente dispersar na Ladeira 15 de Novembro.

Mais de 40 escolas das redes municipal, estadual e particular estão confirmadas no desfile. Participam ainda escolas militares, representantes do Exército, Aeronáutica, Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, SAMU, grupos de escoteiros, entidades sociais e agremiações carnavalescas.

TRÂNSITO – moradores da Cidade Alta devem ficar atentos ao tráfego nas ruas próximas do percurso do desfile. Agentes de trânsito estarão a postos na Avenida Liberdade, Quatro Cantos, Rua Prudente de Morais e Rua de São Bento para orientar motoristas. Não será permitido o estacionamento de veículos automotores, nestas vias, das 12h às 20h, desta quinta-feira. Logo em seguida, o trânsito na área será liberado.

HISTÓRICO – 10 de novembro de 1710 foi a data em que Bernardo Vieira de Melo deu o 1º Grito de República no Brasil. Em seguida, sustentou-se uma luta contra os portugueses aqui residentes e a própria coroa lusitana, na chamada “Guerra dos Mascates”. Antes disso, já houvera movimentos de resistência aos colonizadores europeus, de natureza popular, formados principalmente por negros e indígenas, como o Quilombo dos Palmares e a Confederação dos Tapuias, no Brasil. Somente 66 anos depois do nosso grito de República houve algo semelhante em Boston, Filadélfia, que resultou na fundação dos Estados Unidos.

“É uma data extremamente significativa. Não é gratuito que o hino do estado fala, em sua quarta estrofe, que a república é filha de Olinda. Esse primeiro grito de república, esse primeiro brado de liberdade nacional que saiu do senado da câmara de Olinda, 78 anos antes da revolução francesa, 73 anos antes da independência dos Estados Unidos. É algo que todos os brasileiros devem se orgulhar pelo pioneirismo da cidade de Olinda nas questões republicanas”, falou o secretário de Patrimônio e Cultura, Lucilo Varejão.

Roteiro do Desfile Cívico:

13h30 – Concentração das escolas na Praça do Carmo.
15h – Solenidade de abertura e hasteamento das bandeiras em frente às ruínas do Senado (Mercado da Ribeira)
15h30 – Início do desfile. Roteiro: Av. Liberdade, Rua Prudente de Moraes, Quatro Cantos, Rua Bernardo Vieira de Melo (Mercado da Ribeira), Rua de São Bento até a sede da Prefeitura de Olinda, dispersando na Rua 15 de Novembro.

Serviço:
Desfile Cívico em homenagem ao 1º Grito de República
Quinta-feira (06) – concentração às 13h30 e início às 15h
Avenida Liberdade (concentração) e Rua Bernardo Vieira de Melo (abertura)

%d blogueiros gostam disto: