Notícias

Completando dois anos, recolhimento de animais de grande porte ganha reforço de monitoramento

Serviço já retirou 906 equinos das vias públicas, evitando acidentes

Publicado por: Redação Secom, em: 28/10/22 às 11:59

O serviço de recolhimento de animais de grande porte de Olinda ganhou mais um reforço no mês em que completou dois anos de atividades. Um monitoramento através de motocicleta foi incorporado aos trabalhos, o que vai agilizar o atendimento, já que não dependerá apenas das denúncias.

A moto circula em todos os bairros de Olinda de segunda à sexta, das 8h às 16h. O veículo é padronizado e pode ser acionado por qualquer cidadão que o encontre nas ruas. Quando o animal chega à base rural é recebido por uma veterinária, que faz a análise clínica e prescreve os tratamentos necessários. “Aqui nós fazemos a medicação necessária contra bactérias e processos inflamatórios. Também realizamos pequenas cirurgias”, explica a veterinária Karoline Antunes. Os animais também recebem alimento e abrigo adequados.

Nesses dois anos de serviços a equipe de recolhimento retirou 906 animais trafegando nas vias públicas de Olinda, prevenindo acidentes com os próprios animais, transeuntes e condutores de veículos. ‎Os responsáveis têm um prazo de até cinco dias para providenciar a retirada. Para tanto é preciso ir à Secretaria da Fazenda e da Administração, na Avenida Santos Dumont, no bairro do Varadouro, e pagar uma taxa correspondente ao Código Tributário de Olinda.

A Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda tem uma parceria para doação de cavalos abandonados. Para obter um animal a pessoa precisa fazer um cadastro na Secretaria, apresentando documentos como identidade, CPF e comprovante de residência. Esse documento tem que atestar que o candidato possui uma área onde um animal de grande porte possa ser criado, independentemente da cidade onde more.

Com essa documentação em ordem, o novo tutor preenche um termo de doação e vai até a Base Rural de Olinda, onde os cavalos são tratados, para fazer o acerto do transporte.

O trabalho de recolhimento conta com três laçadores, um motorista, uma veterinária, uma bióloga, um motociclista e um coordenador, além do suporte de um caminhão boiadeiro, das 8h às 16h. Os equinos recolhidos são levados para a Base Rural de Olinda. O número para denúncias é 9796-1153 (celular e whatsapp) e 9233-8803. A Semapu fica na Estrada do Bonsucesso, 306 – Bonsucesso. Fone: (81) 3305.1030 / 3305.1029. Horário de atendimento: 7h30 às 13h30.

 

Pular para o conteúdo