Notícias

Em Olinda, domingo de fiscalização nas praias e estabelecimentos comerciais

Trabalho teve como foco a garantia da saúde e integridade da população, diante da pandemia da Covid-19

Publicado por: Redação da Secom, em: 04/04/21 às 17:17

A Operação Semana Santa, executada pela Prefeitura de Olinda, seguiu com ações neste domingo (4), promovendo o monitoramento e a fiscalização na faixa de orla, comércio e feiras livres da cidade. O trabalho teve como foco a garantia da saúde e integridade da população, diante da pandemia da Covid-19. Durante o fim de semana, cerca de 400 máscaras foram distribuídas ao público, dentro das medidas de conscientização. Com 48 abordagens, as equipes inspecionaram o cumprimento dos horários de operação dos estabelecimentos, assim como a limitação da capacidade, obedecendo ao previsto no decreto estadual.

Seguindo o cronograma de atividades, as ações educativas tiveram como alvo a feira do bairro de Caixa D’Água, abordando os feirantes e clientes, assim como todos os pontos comerciais no entorno. A ênfase se deu para o uso de máscara, distanciamento social, quantitativo de pessoas, disponibilização de álcool e organização de filas, observando o interior dos mercadinhos, bombonieres, casas de ração animal, frigoríficos, entre outros. Passando para o bairro de Peixinhos, nas imediações do Nascedouro, a fiscalização se deu na tradicional Feira do Troca. As equipes dispersaram um ponto de aglomeração existente, encerrando atividades irregulares de escambo.

Nas praias de Olinda, como Rio Doce, Casa Caiada e Bairro Novo, os banhistas e demais frequentadores receberam orientações. No balanço, apenas duas intervenções, no Bairro Novo, a um grupo que insistia na prática de esportes coletivos, como o futebol, atualmente vetado pelo decreto vigente. Também foi possível identificar, na altura da praça do antigo Quartel do Exército, pessoas tentando se acomodar na faixa de areia com depósitos de bebidas. Na Praia dos Milagres, um casal utilizando ombrelone também foi abordado. Todos foram dispersados sem resistência.

De acordo com o secretário de Segurança Cidadã de Olinda, Antônio Pereira Neto, a ação tem natureza educativa. “A finalidade principal é fazer com que a população torne-se aliada do poder público e faça a sua parte para que este momento crítico seja superado”, explicou. A operação, integrada com outros órgãos, conta com o efetivo de equipes da Guarda Municipal, Controle Urbano e Vigilância Sanitária, além do apoio da Polícia Militar, com efetivos do 1º Batalhão e Ciatur.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: