Notícias

Em Olinda, Terreiro de Xambá comemora 90 anos de resistência cultural

Espaço, no bairro de São Benedito, é conhecido pelo trabalho musical e preservação das tradições

Publicado por: Redação da Secom, em: 05/06/20 às 17:15

O Terreiro de Xambá, localizado no bairro de São Benedito, em Olinda, comemora, neste domingo (07.06), 90 anos de história. Primeiro quilombo urbano do Norte e Nordeste e segundo do país, o local é considerado um dos mais importantes núcleos de preservação das expressões culturais de origem africana, sendo polo de visitação e conhecimento. Diante de sua relevância, na atual gestão do município, foi instituído o Dia do Quilombo Urbano da Nação Xambá, comemorado em 13 de dezembro.

Além da prática religiosa, a comunidade Xambá ganhou destaque pelo trabalho cultural, incluindo a música ancestral e as manifestações do coco de roda. Desde 2001, também sedia o grupo Bongar, mantendo também ações sociais na localidade e seus arredores. De acordo com o secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, João Luiz, a data, assinalando nove décadas, é de extrema relevância. “Trata-se de um verdadeiro símbolo da cultura, promovendo a identidade e preservando as raízes da nossa terra”, destacou.

Vale lembrar que, na última edição do Carnaval de Olinda, o babalorixá Pai Ivo de Xambá foi escolhido pelo público como um dos homenageados. Na oportunidade, ele destacou a força da comunidade negra, representada por bravos homens e mulheres. O Xambá orgulha-se de está situado, há 90 anos, no estado de Pernambuco e, há 69 anos, na cidade de Olinda. É patrimônio de todos os olindenses.

%d blogueiros gostam disto: