Olinda atinge a mais alta classificação no Portal da Transparência

Dos 348 pontos que poderiam ser alcançados junto ao TCE, o Portal da Transparência de Olinda chegou aos 310 pontos

Publicado por: Secom, em: 17/04/19 às 15:41
O Portal da Transparência da Prefeitura de Olinda alcançou a mais alta classificação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A evolução de ‘Moderado’ para ‘Desejável’ significa que as contas da administração pública municipal estão mais acessíveis para a população. Através do site transparencia.olinda.pe.gov.br é possível ter informações acerca de contratos firmados, folha de pagamento dos servidores, editais de licitação, entre outras.
Dados do TCE mostram que, em Pernambuco, 184 municípios tiveram suas prefeituras e câmaras dos vereadores avaliadas. Desse total, 136 melhoraram de nível da transparência; 39 ficaram estagnadas; nove pioraram de nível; 103 alcançaram o nível desejável (caso de Olinda); 65 estão no nível moderado; outras 10 figuram no insuficiente; e seis constam na lista do nível crítico.
A evolução da Prefeitura de Olinda é fruto de um trabalho parceiro entre a Controladoria Geral do Município e a Secretaria da Fazenda e da Administração. “No ano passado Olinda estava no moderado porque foram avaliados os dados de 2017. Na ocasião não conseguimos colocar todos os dados no Portal da Transparência. Esse ano nós chegamos ao nível mais alto porque foram avaliados os dados de 2018 e desde julho do ano passado nós estamos nesse forte empenho para garantir mais transparência. O trabalho deu resultado”, comemorou a secretária executiva da Administração de Olinda, Cláudia Tabosa.
De maneira geral, a grande mudança foi a inserção de mais informações, como editais de licitação, além de investir na acessibilidade do site. Com as novidades, dos 348 pontos que poderiam ser alcançados junto ao TCE, o Portal da Transparência de Olinda chegou aos 310 pontos.
“Esse processo é contínuo já que todos os anos existe a reavaliação. Então nossa expectativa é de que para o ano que vem nossa pontuação seja ainda melhor, com a manutenção e modernização de processos que já estamos habituados. Sem dúvida, essa é uma ferramenta de controle social para o cidadão”, destacou o controlador geral do município, Joy Ribeiro.