Ouvir a matéria clicar no player
A Secretaria de Educação de Olinda está participando, ao longo desta semana, de um importante encontro promovido pelo Ministério da Educação (MEC), que reúne representantes de diversos municípios e estados para discutir os rumos da educação brasileira. O evento teve início nesta terça-feira (10) e segue até esta sexta-feira (13), na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), localizada na Rua Henrique Dias, no bairro do Derby, no Recife.
O encontro, de caráter técnico e colaborativo, tem como objetivo principal a construção dos Planos Decenais de Educação da União, dos estados e dos municípios, considerados instrumentos fundamentais para o planejamento estratégico e a melhoria contínua da qualidade do ensino em todo o país.
Representando Olinda, o gestor Flávio Tavares, do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Educação do município, destacou a relevância da participação da cidade no evento. “Este é um momento essencial para alinharmos metas e estratégias que dialoguem com as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE). A troca de experiências e o debate qualificado nos ajudam a construir políticas públicas mais eficientes e comprometidas com a transformação da realidade educacional”, afirmou.
Além da elaboração dos Planos Decenais, o encontro também discute temas centrais como a intersetorialidade nas políticas educacionais, o novo Plano de Ações Articuladas (PAR) — ferramenta de apoio técnico e financeiro aos entes federativos —, bem como o uso de dados e indicadores fornecidos por órgãos como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esses instrumentos são essenciais para o diagnóstico, o planejamento e o monitoramento de ações voltadas à melhoria da qualidade da educação.
A iniciativa reforça o compromisso das gestões públicas com a construção de uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade, conforme previsto nas metas do PNE, cuja vigência atual segue até 2024, e que está em processo de revisão para os próximos dez anos.
Com a participação de gestores, técnicos e especialistas da área, o evento fortalece o diálogo federativo e representa um passo importante na consolidação de políticas públicas educacionais mais integradas e eficazes em todo o território nacional.
Ainda integraram o evento importantes representantes da área educacional, entre eles Célia Maria Vieira, coordenadora do Fórum Estadual de Educação de Pernambuco; Andreika Asseker, presidente da Undime Pernambuco; Ana Lúcia de Souza, secretária executiva de Desenvolvimento da Educação; Celso Vallin, coordenador-geral de Planos Decenais de Educação da SASE/MEC; Márcia Angela Aguiar, presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) em Pernambuco; Natanael José da Silva, presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco; e Samuel Messias da Silva, coordenador estadual da UNCME/PE.
Com informações de Silvano Dionízio