Notícias

Pacote de urbanização avança em diversos bairros de Olinda

Gestão municipal destravou recursos do PAC para execução de serviços como saneamento básico, abastecimento e pavimentação

Publicado por: Redação da Secom, em: 30/07/18 às 12:56

Obras de urbanização integrada estão melhorando a vida da população em diversos bairros de Olinda. A Prefeitura da Cidade conseguiu destravar recursos, junto ao Governo Federal, para a execução de saneamento básico, abastecimento de água, contenção de encostas, drenagem e pavimentação de vias. Os serviços já estão em andamento em bairros como Jardim Brasil, Vila Popular e Caixa D’Água, fazendo parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A primeira etapa das intervenções deve ser entregue aos moradores já nos próximos 60 dias.

Em Jardim Brasil, a Prefeitura de Olinda está executando a construção de dois reservatórios de alta capacidade, localizados na Rua Bom Jardim. Os equipamentos, com cerca de sete metros de altura, devem sanar o problema recorrente de escassez nas torneiras das residências. Por meio de convênio firmado, a operação será transferida para a Compesa, após a conclusão das obras. Passando para a Vila Popular, a Rua Maria Adelaide já está de cara nova. A via, com 120 metros de extensão, teve toda a rede de tubulação substituída, sanando os transtornos causados pelo extravasamento do esgoto. O planejamento é para que todo o bairro seja coberto pela rede de saneamento, mudando a realidade das pessoas.

No bairro de Caixa D’Água, a construção de uma Estação Elevatória vai propiciar o direcionamento dos dejetos para a Estação de Tratamento mais próxima, atendendo a centenas de moradias e também o comércio. Na Rua Visconde dos Guararapes, as equipes executam a terraplanagem para o revestimento asfáltico, melhorando o tráfego de veículos. O pacote se estende à Rua Francisco Gomes, que também ganhará novos passeios para pedestres. Já no corredor da Avenida Leopoldino Canuto de Melo, a principal da região, um amplo plano de requalificação está programado, incluindo também o reordenamento do trânsito e do comércio.

De acordo com a secretária de Urbanização Integrada de Olinda, Michelle Tavares, os serviços vão além e também promovem a conscientização dos cidadãos. “São realizadas palestras com a comunidade e nas escolas do bairro, sempre informando e esclarecendo a magnitude e importância do programa. A ideia é de estimular o interesse em conservar tudo sempre limpo e bem cuidado, com uma cidade melhor para todos”, explicou. A retomada das obras do PAC em Olinda faz parte do esforço da atual gestão, em constantes negociações com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e a Caixa Econômica Federal.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda

%d blogueiros gostam disto: