Notícias

Projetos solidários ajudam a minimizar os impactos da pandemia em comunidades de Olinda

A união de forças vem de instituições públicas municipais, empresas privadas e sociedade civil organizada

Publicado por: Secom, em: 14/05/20 às 17:37

Por: Alexandre Cavalcanti

Uma corrente do bem vem ganhando força nos mais diversos segmentos da sociedade. A solidariedade e o voluntariado têm feito a diferença para diversas pessoas que, de alguma maneira vêm sofrendo consequências nesse período de pandemia. Uma ação denominada de Olinda dá Gosto e Tem Futuro, tem distribuído, todas as sextas-feiras, 120 almoços para os funcionários da Secretaria de Saúde do município, profissionais do Serviço de Pronto Atendimento de Peixinhos e da Unidade Hospitalar Brites de Albuquerque, que estão envolvidos no atendimento aos pacientes do Novo Coronavírus.

Esse trabalho é capitaneado pelo renomado chef de cozinha, César Santos. Mas a generosidade não parou por aí. Alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal são arrecadados e distribuídos através do projeto Olinda Solidária. Uma atividade emergencial que acontece desde abril e tem ajudado famílias de comunidades carentes da cidade. A campanha uniu instituições como os movimentos Inspire e Olinda Zero Lixo, os projetos Mão Amiga, Anjos da Noite e Juventude de Cara Limpa, a Associação dos Bombeiros Civis, Igreja O Farol, Samu de Olinda e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos.

Outra iniciativa solidária desenvolvida na cidade é o Humaniza Olinda. Foi criado a partir da comunhão entre instituições públicas municipais, empresas privadas e sociedade civil organizada que trabalham para diminuir os impactos causados pela pandemia com pessoas em situação de rua. Voluntários arrecadam alimentos para preparo de marmitas que, de forma itinerante, levam refeições para diversos bairros da periferia de Olinda.

O chef de cozinha Aristótenes Santana é um dos voluntários dessa ação. Desde março, ele prepara na casa dele, de 150 a 200 almoços diariamente. Um trabalho que começa ainda antes das 6h e, às 11h, já está tudo pronto. Já são mais 6.500 refeições distribuídas ao longo desse período. “É cansativo, ao mesmo tempo em que é muito gratificante. A gente sabe que não está doando apenas um prato de comida para essa gente, estamos resgatando um pouco da dignidade de cada um deles”, revelou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O amparo vem crescendo na medida em que o número de casos da Covid-19 se expande no Estado. A psicóloga e professora, Sérlica Maia, também embarcou na onda do bem e, junto com outras cinco pessoas que residem em no bairro de Jardim Atlântico, Olinda, arrecadou tecido de material em 100% algodão e tomou a iniciativa de confeccionar máscaras artesanais para serem distribuídas gratuitamente entre pessoas do grupo de risco: idosos, gestantes e pacientes com algum tipo de doença crônica. “Estamos praticando o exercício da empatia. Em meio a tudo isso, é importante que cada um se coloque no lugar do outro para que possamos tornar o mundo um pouco melhor”, desabafou Sérlica.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para a secretária executiva de Assistência Social de Olinda, Nívea Macedo, essas iniciativas solidárias têm sido potencializadas em um plano coletivo e são de fundamental importância para o desafio de enfrentar um momento crítico e delicado que vivemos. “O objetivo maior é que possamos somar esforços para atender um número cada vez maior de pessoas”, finalizou.

Como doar:

Projeto Humaniza Olinda:

Alimentos, produtos de higiene pessoal:

Biblioteca Pública  de Olinda, no Carmo e Padaria Pan Gostoso, Avenida Chico Science, 188, Bultrins. De segunda a sábado, das 08h às 19h.

Informações: 98409-9622 / 99737-8570 / 98728-8007

Projeto Olinda Solidária

Pontos de arrecadação:

Anjos da Noite (98743-7732)

Rua da Borboleta 23, Fragoso.

Olinda Zero Lixo (98728-8007)

Est. Do Bonsucesso, 524-652, Bonsucesso

O Farol Igreja (99774-9280)

Rua Alberto Lundgren, 370 Bairro Novo

Movimento Inspire (99992-4813)

Av. Carlos de Lima Cavalcanti

Projeto Juventude de Cara Limpa (98671-8716)

Rua Farmacêutico Gonçalo de Freitas, 203

SAMU Olinda (98612-4078)

Rua Peixe Agulha (Políclinica)

%d blogueiros gostam disto: