Ouvir a matéria clicar no player
Com o tema “Educação e Inclusão: Fortalecendo o Protagonismo Estudantil pelos Quatro Cantos da Cidade”, a Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Educação, deu as boas-vindas a alunos, professores, funcionários e gestores da rede municipal de ensino nesta segunda-feira (10).
O início das aulas, inicialmente programado para o dia 5 de fevereiro, foi adiado devido às fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife. Por questão de segurança, a Secretaria de Educação optou por transferir a data para esta segunda-feira (10).
Atualmente, a rede municipal de ensino de Olinda conta com mais de 25 mil alunos matriculados em 78 unidades escolares. Nos últimos anos, a educação no município tem se destacado positivamente, refletindo no rendimento dos estudantes e professores.
Como reflexo desse avanço, Olinda recebeu nesta segunda-feira (10) o “Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização”, concedido pelo Ministério da Educação. A certificação, entregue à secretária de Educação, professora Edilene Soares, faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), iniciativa do Governo Federal que reconhece boas práticas das secretarias estaduais, municipais e distritais na garantia do direito à alfabetização.
Neste início de Ano Letivo 2025, a rede municipal também ganha reforço com a chegada de 200 novos profissionais da educação, empossados pela Prefeitura de Olinda no último dia 28 de janeiro. A secretária de Educação de Olinda, Edilene Soares, destacou que a valorização dos profissionais e a garantia do cumprimento integral do calendário letivo fazem parte de um planejamento estratégico para fortalecer a educação no município. “Desejamos que este seja um ano de aprendizado, descobertas e muitas conquistas para toda a comunidade escolar”, afirmou.