Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos

Av. Getúlio Vargas, 536 – Bairro Novo - CEP: 53030-010 – Olinda/PE
Fone: (81) 3429.6777 / Fax: 3429.6900

Atribuições
À Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos compete a efetivação da assistência social como política pública de garantia de direitos de prevenção e proteção social do cidadão, incumbindo-lhe, ainda, por meio da:

I – Secretaria Executiva da Assistência Social:

a) promover ações sócio-assistenciais de proteção social básica e de proteção social especial de média e alta complexidade;

b) assegurar à criança e ao adolescente em situação de risco pessoal e social os serviços de proteção, prevenção e vigilância;

c) gerir os recursos do Fundo de Assistência Social, nos termos da legislação municipal;

d) assegurar a manutenção e funcionamento dos Conselhos Municipais de Assistência Social, de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Tutelares, e outros que vierem a se formar, relacionados com a questão social.

II – Secretaria Executiva da Mulher e dos Direitos Humanos:

a) desenvolver ações e programas dirigidos à promoção da cidadania e dos direitos humanos, especialmente quanto às mulheres, à juventude, aos negros e negras, aos idosos e as pessoas com deficiência;

b) promover ações e programas destinados a combater a discriminação racial e os preconceitos de qualquer natureza;

c) através da Coordenadoria da Mulher, interagir e articular com órgãos da administração municipal e da sociedade, para incluir nas suas políticas e ações a promoção da igualdade da mulher;

d) através da Coordenadoria dos Negros e Negras, interagir e articular com órgãos da administração municipal e da sociedade, para incluir nas suas políticas e ações a promoção da igualdade racial e a inclusão social dos negros e negras;

e) através da Coordenadoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência, interagir e articular com órgãos da administração municipal e da sociedade, para incluir nas suas políticas e ações a promoção dos direitos da pessoa portadora de deficiência e de sua integração à vida comunitária;

f) através da Coordenadoria do Idoso, interagir e articular com órgãos da administração municipal e da sociedade, para incluir nas suas políticas e ações a promoção dos direitos do idoso e de sua integração à vida comunitária;

g) através da Coordenadoria de LGBT, interagir e articular com órgãos da Administração Municipal e a sociedade, para incluir nas suas políticas e ações a promoção dos direitos dos gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis, sua inclusão social e o combate à homofobia;

h) assegurar a manutenção e funcionamento dos Conselhos Municipais de Direitos Humanos, dos Direitos da Mulher e dos Direitos do Idoso e outros que vierem a se formar, relacionados com a questão da cidadania e dos direitos humanos.

Secretário
Humberto de Jesus
É formado em direito. Foi diretor de Relações internacionais da União Nacional dos Estudantes (UNE), secretário Nacional da Juventude do PT, diretor Executivo da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), assessor Especial da EMTU, assessor da Presidência do Grande Recife Consórcio de Transportes, chefe de Gabinete da Secretaria das Cidades, chefe de Gabinete da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal e assessor parlamentar.
Fone: (81) 3429.6777 / 3429.6900

Secretária Executiva de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos
Vera Lúcia Ferreira
É formada em Serviço Social com pós-graduação em Políticas Públicas Sociais pela UFPE, e em Gestão e Política de RH para o SUS pela Fiocruz.
Fone: (81) 3429.6777 – ramal 207

Chefia de Gabinete
Luiz Gonzaga Costa Santos Júnior
É formado em História com pós-graduação em História do Nordeste. Foi assessor Parlamentar, supervisor Operacional na Grande Recife Consórcio de Transportes e assessor Técnico da Secretaria de Educação.

Diretoria Administrativa e Financeira
Luciana Marques Camelo
É formanda em Turismo e Administração com pós-graduação em Marketing e Gestão. Foi gerente de Recursos Humanos nesta Secretaria e coordenadora do Bolsa Família.
Fone: (81) 3429.6777 – ramal 213

Diretoria de Proteção Social Especial
Jovelina Aquino de Souza
É formanda em Serviço Social com pós-graduação em Políticas Públicas. Foi diretora Técnica da Companhia Estadual de Habitação e Obras de Pernambuco (Cehab), gerente de Projetos Sociais na Prefeitura do Recife, assessora de Secretaria Municipal de Cultura de Olinda e secretária Executiva da Secretaria de Orçamento Participativo de Olinda.