Maior festa popular da cidade reuniu milhões de foliões, movimentando a economia local e consolidando Olinda como referência em Carnaval multicultural, acessível e responsável

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

O Carnaval de Olinda 2026 consolidou mais uma vez a cidade como um dos principais destinos culturais do país. Com o tema “Tá Todo Mundo Aqui”, a festa reafirmou seu caráter democrático, acolhedor e plural, reunindo moradores, turistas brasileiros e visitantes de diversas nacionalidades em uma celebração marcada pela alegria, pela tradição e pela convivência harmônica entre ritmos, culturas e gerações. A edição deste ano reuniu cerca de 4 milhões de pessoas, circulando em todos os pontos da cidade.

Com base em questionários aplicados, o Carnaval de Olinda 2026 alcançou avaliação amplamente positiva, com satisfação média de 4,26 e índice de aprovação de 90%. Entre os principais destaques apontados pelo público estão a atmosfera contagiante e a diversidade de atrações, reforçando a força cultural da festa. Também figuram como pontos fortes a segurança, a beleza da cidade e a hospitalidade, além de aspectos ligados à organização, facilidade de acesso e infraestrutura, evidenciando um evento bem estruturado e capaz de proporcionar experiência positiva à maioria dos participantes

Toda folia só pôde acontecer graças aos patrocinadores, que viabilizaram a realização da festa. Neste ano, na categoria master, estiveram o Governo de Pernambuco e as empresas Amstel e Esportes da Sorte, que assumiram papel de destaque no apoio à maior festa popular da cidade. Além dos patrocinadores master, também participaram Smirnoff ICE, Fini, Pitú, Caixa Econômica Federal e Governo Federal, ampliando o leque de parcerias e fortalecendo o investimento na realização do evento.

Ao longo dos dias de folia, Olinda viveu um Carnaval muito além da música e das cores: foi também um poderoso motor de desenvolvimento econômico, inclusão social, sustentabilidade ambiental e valorização do patrimônio cultural.

 CARNAVAL TRANQUILO E SEGURO

A edição 2026 foi marcada por um clima de tranquilidade, com atuação integrada das forças de segurança e uso intensivo de tecnologia. Não houve grandes incidentes, reforçando a eficácia do planejamento e da presença permanente de equipes nas ruas. 

A cidade contou com mais de 7 mil agentes mobilizados, 5.790 policiais militares e 886 guardas municipais, com 154 câmeras de monitoramento em tempo real compartilhada entre a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), o Centro Integrado de Defesa Social (CIODS), a sede da Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur), a Guarda Civil Municipal de Olinda e a Central de Monitoramento do Carnaval.

Através das câmeras e dos drones, 18 eventos foram identificados e necessários para atuação da Guarda Municipal, Controle Urbano e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

 PERDIDOS E ACHADOS

626 itens perdidos, incluindo RGs, CPFs, carteiras de habilitação, títulos de eleitor, celulares, entre outros; Destes, 457 cadastrados para tentar resgatar itens perdidos. Os dados representam uma redução em itens perdidos, evidenciando que as campanhas educativas promovidas pela secretaria surtiram efeito.

 CARNAVAL DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma série de ações durante o Carnaval 2026, com atuação integrada da Vigilância em Saúde, atendimento de urgência e ações de promoção e prevenção, garantindo assistência contínua e proteção à população e visitantes.

Vigilância Sanitária

  • 1.219 inspeções sanitárias;
  • 114 apreensões;
  • 1 intercorrência registrada.

 As ações priorizaram a fiscalização do comércio formal e informal, assegurando a segurança alimentar e a saúde coletiva.

 Vigilância Epidemiológica

  • 12 notificações registradas;
  • Nenhum surto identificado.

 O monitoramento contínuo permitiu resposta rápida a possíveis agravos.

 Atendimento Pré-Hospitalar – SAMU

  • 95 atendimentos nas viaturas descentralizadas (Carmo, Prefeitura e Guadalupe), garantindo agilidade no socorro.

Atendimentos nas Unidades 24h

  • SPA: 676 atendimentos
  • UPA Rio Doce: 1.178 atendimentos

 As unidades absorveram a maior parte da demanda assistencial durante o período.

 Policlínica Barros Barreto

  • 742 atendimentos;
  • 20 casos de agressão;
  • 1 trauma;
  • 6 atendimentos pediátricos;
  • 23 atendimentos a adolescentes.

 Posto Homem da Meia-Noite

  • 5 atendimentos, sendo 1 trauma.

Promoção e Prevenção – HIV e Sífilis

  • 1.166 testagens rápidas;
  • Distribuição de preservativos;
  • Orientações e aconselhamento em saúde.

A ação ampliou o acesso ao diagnóstico precoce e à prevenção.

CARNAVAL ECONOMICAMENTE VIÁVEL

A Prefeitura conseguiu captar recursos, reduzir custos operacionais e iniciar, ainda durante o processo, o pagamento dos fazedores de cultura. O modelo adotado fortaleceu a cadeia produtiva do Carnaval e garantiu maior previsibilidade financeira aos artistas e trabalhadores envolvidos.

CARNAVAL ACESSÍVEL

O evento contou com ações voltadas à inclusão, como Camarote da Acessibilidade, intérprete de Libras no palco principal, espaços de acolhimento, pulseiras de identificação para crianças e estrutura preparada para receber pessoas com deficiência e idosos, garantindo que todos pudessem viver a festa com dignidade e segurança.

  CARNAVAL COM FORTE INVESTIMENTO EM LIMPEZA URBANA

A cidade recebeu uma operação especial de limpeza, com centenas de agentes atuando diariamente, lavagem das ladeiras, uso de desinfetantes concentrados e instalação de banheiros químicos. A ação foi fundamental para preservar o Sítio Histórico e manter os espaços públicos em condições adequadas durante toda a folia.

No turno diurno, das 7h15 às 15h, 40 garis e um caminhão compactador estiveram em campo realizando serviços de varrição, coleta e manutenção da limpeza nas áreas de maior circulação. Já no turno noturno, das 22h às 5h, período de maior intensidade da folia, a operação foi ampliada significativamente, com 400 garis, nove caminhões compactadores, sete caminhões-pipa, uma varredeira mecânica e seis sopradores, assegurando a higienização contínua das vias.

A estrutura também contou com a instalação de 180 tonéis para descarte de resíduos e cinco caixas Brooks, facilitando a coleta e organização do lixo gerado durante a festa. Para reforçar a limpeza e o controle de odores, os caminhões-pipa utilizaram diariamente cerca de 1.188.000 litros de água, com aplicação de 100 litros de essência concentrada.

 CARNAVAL SUSTENTÁVEL

O compromisso ambiental foi um dos grandes destaques de 2026. Mais de mil catadores foram beneficiados, que  receberam kits de trabalho (luvas, ecobags, bonés, protetor solar, álcool em gel e camisas personalizadas) e refeições diárias. Os trabalhadores receberam 4.661 refeições, divididas entre café da manhã, almoço e jantar.

Foram reciclados mais de 55 toneladas de materiais, aumentando de forma significativa a renda dos envolvidos na coleta. Além disso, mais de 10 mil litros de óleo foram recolhidos e terão destinação correta, evitando a poluição de cerca de 260 mil litros de água.

Para este ano, a Prefeitura de Olinda contou com o apoio do Governo do Estado, Novelis, Caixa Econômica/ Governo do Brasil, Recicla Sola/Coca-Cola, Fini, Liga da Reciclagem e Instituto Heineken, que garantiram infraestrutura, segurança e apoio logístico.

BALANÇO OPERACIONAL:

  •  1.164 catadores cadastrados;
  • 55 toneladas de materiais reciclados;
  • 214.649,79 kg de CO evitados, equivalentes a 10.732,49 árvores preservadas;
  • 260.869,57 litros de água preservados, por meio da coleta de óleo;
  • 1.091.162,78 de energia evitada, equivalente a 641,90 barris de petróleo;
  • Redução expressiva do risco marinho, com cerca de 23.971 garrafas recolhidas;

 Distribuição da coleta:

 – Papelão: 7.294,86 kg

– Plástico folha: 1.642,61 kg

– Alumínio: 18.018,62 kg

– PET: 15.980,53 kg

– Óleo: 9,60 kg

– Vidro: 207 kg

 Esses números reafirmam que é possível aliar festa, responsabilidade ambiental e geração de renda.

 CARNAVAL MULTICULTURAL

Frevo, samba, maracatu, afoxé, coco, brega e outras linguagens culturais estiveram presentes em todos os cantos da cidade. Foram nove polos oficiais:

  • Carmo – Praça do Carmo
  • Guadalupe – Largo do Guadalupe
  • Rio Doce – Terminal de Rio Doce
  • Varadouro – Em frente ao Eufrásio Barbosa
  • Peixinhos – Avenida Nacional, 267
  • Tabajara – Casa da Rabeca
  • Xambá – Em frente ao Terreiro do Xambá
  • Polo Alafin – Sede do Afoxé Alafin Oyó
  • Polo Infantil – Sítio do Seu Reis

 Cerca de 200 atrações passaram pelos polos, além da contratação de mais de 350 orquestras, somadas a outras 56 itinerantes, ultrapassando a marca de 400 orquestras circulando pelo Sítio Histórico e bairros.

A Prefeitura também garantiu o plantão da equipe de Cultura para agilizar prestações de contas dos artistas, cumprindo a Lei Mirella, que assegura pagamento em até 30 dias após a comprovação.

 O Carnaval 2026 em Olinda levou música e cultura a todos os cantos da cidade:

  • Cerca de 200 atrações nos polos oficiais
    • Mais de 350 orquestras contratadas
    • 56 orquestras itinerantes
    • +400 orquestras circulando pelo Sítio Histórico e bairros

Uma ocupação cultural que fortaleceu a tradição e ampliou o acesso à festa.

 MOBILIDADE

Grande operação de fluxo monitorado considerando transporte coletivo expresso, táxis metropolitanos e veículos por aplicativo autorizados. Em uma novidade para 2026, foram 6 mil TAGs e adesivos para controle de acesso, facilitando o tráfego para moradores, serviços e foliões.  

O balanço reforça a eficiência das ações de monitoramento:

– 29 pontos de bloqueios fixos

– 05 pontos de bloqueios móveis

– Fiscalização em todo o perímetro oficial da festa

 Balanço de ocorrências:

– Redução de sinistros, sem vítimas fatais

– Ocorrências criminais devidamente encaminhadas e solucionadas

PESQUISA MOSTRA CARNAVAL DE TODAS AS NAÇÕES

Olinda recebeu foliões de diferentes regiões do Brasil e do exterior, reafirmando sua vocação internacional. A cidade se transformou em um grande ponto de encontro cultural, onde sotaques, cores e costumes se misturaram ao som do frevo, mostrando que, em 2026, todo mundo esteve aqui.

A pesquisa sobre o Carnaval de Olinda 2026 registrou 1.299 respostas e apontou um alto nível de aprovação do evento. A satisfação média foi de 4,26, resultando em um índice de 90,00% de avaliação positiva. Entre os principais pontos fortes destacados pelos participantes estão a atmosfera contagiante (881 menções), a diversidade de atrações (813), a segurança (761) e a beleza da cidade (713). Também foram lembrados aspectos como hospitalidade (475), organização (383), facilidade de acesso (346), infraestrutura (232) e limpeza (222). O ticket médio estimado foi de R$ 164,47 por folião.

Quanto ao perfil do público, a maioria é oriunda de Pernambuco (975 respondentes), seguida por Paraíba (50), Rio de Janeiro (43), São Paulo (38) e Rio Grande do Norte (37), além de outros estados. Entre os países contemplados, aparecem, além do Brasil, Cuba, Argentina, Espanha, Portugal e Estados Unidos.

O público feminino representa 53,2%, enquanto o masculino corresponde a 45,9%. A faixa etária predominante é de 25 a 34 anos (455 pessoas), seguida por 35 a 44 anos (285) e 12 a 24 anos (280). Em relação ao tempo de permanência, 36,5% afirmaram participar de todos os dias do Carnaval.

No recorte socioeconômico, 370 entrevistados preferiram não informar renda; entre os que declararam, prevalecem rendas de até R$ 2.000 (330) e de R$ 2.000 a R$ 5.000 (249). A maior parte realizou passeio na cidade (94,7%). A despesa média concentrou-se entre R$ 50 e R$ 99 (265 respostas) e entre R$ 100 e R$ 149 (225). A organização da viagem foi feita majoritariamente por conta própria (1.018 pessoas).

O levantamento mostra ainda que a maioria esteve acompanhada de quatro pessoas (415) ou duas (303), sendo predominantemente solteiros (786) e com ensino superior (771). Os serviços mais utilizados foram alimentação (1.185) e transporte (1.052), com destaque para o uso de aplicativos (637). Entre os meios de influência para escolha do destino, o Instagram lidera com 681 citações.

CULTURA, ECONOMIA E FUTURO

O Carnaval de Olinda 2026 mostrou que é possível promover uma grande festa popular com responsabilidade fiscal, inclusão, sustentabilidade e valorização da cultura local. Mais do que um evento, a folia se confirmou como política pública estruturante, capaz de gerar oportunidades, movimentar a economia criativa e fortalecer o sentimento de pertencimento da população.

Com planejamento, parcerias estratégicas e participação ativa da sociedade, Olinda segue provando que seu Carnaval é, acima de tudo, um encontro de pessoas, histórias e culturas.

 Porque, em 2026, na Marim dos Caetés, esteve todo mundo aqui.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PROTEÇÃO DE DIREITOS

A Secretaria Especial da Mulher realizou mais de 300 atendimentos no Espaço Mulher, aliando cuidado, prevenção à violência e geração de renda para mães atípicas capacitadas em parceria com a UNINASSAU. O local ofertou gratuitamente serviços de beleza, como maquiagem, tranças e design de sobrancelhas, proporcionando cuidado, acolhimento e valorização das foliãs.

Além disso, a Secretaria da Mulher realizou ação de recepção a turistas argentinos no aeroporto, com apresentação cultural de frevo e distribuição de cartilha bilíngue com orientações sobre os direitos das mulheres e os serviços disponíveis durante o Carnaval. A iniciativa ocorreu em parceria com a Embratur e o Instituto Livre de Assédio, contando ainda com serviço de acolhimento e orientação bilíngue no receptivo, das 9h às 2h, garantindo suporte aos visitantes.

COMUNICAÇÃO

Na Secretaria de Comunicação e na Casa da Imprensa, jornalistas de diversos veículos foram recepcionados, contando com estrutura de trabalho (computadores, internet). A presença de profissionais da imprensa na cidade possibilitou a realização de dezenas de entrevistas, concedidas pela prefeita Mirella Almeida e seu secretariado.

As transmissões ao vivo realizadas pela Prefeitura de Olinda no YouTube levaram a alegria e a tradição do Carnaval diretamente para dentro das casas, somando mais de 50 mil visualizações em mais de 36 horas de programação. Com momentos marcantes como a abertura, a Noite do Brega e os shows de segunda e terça-feira, o público pôde vivenciar a energia contagiante da festa, sentindo-se parte do evento mesmo à distância.

No perfil oficial da Prefeitura no Instagram, alcançamos resultados expressivos em engajamento e crescimento. Nossas publicações tiveram mais de 16 milhões de visualizações e mais de 801.980 mil de contas alcançadas, gerando mais de 259 mil interações, com uma média de 47.823 mil curtidas, cerca de 5 mil comentários e aproximadamente 24 mil compartilhamentos. Além disso, registramos um crescimento significativo de cerca de 7 mil novos seguidores.

Notícia rápida

Categorias