Notícias

Catálogo do Mamulengo Pernambucano resgata a história de 17 bonequeiros

Obra foi apresentada em Olinda

Publicado por: Redação da Secom, em: 20/08/19 às 13:26

Crianças e adultos puderam se encantar, nesta terça-feira (20.08), com o lançamento do Catálogo do Mamulengo Pernambucano. O encontro em Olinda, no Espaço Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, apresentou a publicação especial que reúne o trabalho de 17 bonequeiros do Estado. O intuito é a divulgação da tradicional arte nordestina e os seus brincantes. Os estudantes de escolas públicas e particulares também participaram da programação, aprendendo sobre esta relevante manifestação cultural e artística.

De acordo com o diretor do Museu do Mamulengo Espaço Tiridá, Luciano Borges, o momento é de muita alegria. “É um trabalho feito com muito carinho, fruto de muitas parcerias, com o intuito nobre de divulgar esta arte encantadora para o mundo inteiro”, ressaltou. A obra é formada pelos registros fotográficos dos personagens, passeando pelo universo do teatro de bonecos, em diversos cenários e contos. O volume conta com o incentivo do Governo do Estado, com recursos do Funcultura.

Para o diretor teatral Romildo Moreira, que assina os textos do catálogo, a programação ressalta a natureza de Olinda na vanguarda da cultura popular. “A cidade conseguiu, ao longo de décadas, recriar este universo mágico da expressão nordestina e apresentá-lo para pessoas da terra e também de diversos países”, diz ele, lembrando o Teatro de Mamulengos Só Riso, que data dos anos 1970. Durante o dia, oficinas gratuitas também ensinaram a arte da produção para o público.

Fotos: Ana Alencar

%d blogueiros gostam disto: